Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo "in vivo" e em culturas primárias do efeito de bisfosfonatos nas células clásticas durante a ossificação endocondral de joelhos de ratos

Processo: 10/07509-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Victor Elias Arana-Chavez
Beneficiário:Eloiza de Rezende
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alendronato   Histologia   Osteoclastos   Ossificação endocondral   Joelho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alendronato | Bisfosofonatos | Etidronato | Joelho | Ossificação Endocondral | osteoclastos | Histologia

Resumo

O tecido ósseo é constituído por matriz óssea e três tipos de células os osteoblastos, os osteócitos e os osteoclastos. Estas células são responsáveis por todas as funções deste tecido, que apesar de sua aparência estática está em constante renovação. Doenças relacionadas a este tecido como osteoporose, doença de Paget, entre outras, estão alistadas ao excesso de reabsorção óssea. O tratamento destas doenças tem sido realizado com compostos denominados bisfosfonatos, que basicamente, inibem a reabsorção óssea mediada pelos osteoclastos. Ao longo dos anos várias classes de bisfosfonatos usadas no tratamento de doenças relacionadas aos ossos têm surgido e apresentado ótimos resultados para os pacientes, como o etidronato (de primeira geração) e o alendronato (de segunda geração) um dos mais utilizados atualmente na terapêutica de osteoporose. Apesar do grande tempo de uso, pouco se sabe sobre os efeitos dessas drogas sob os osteoclastos, células responsáveis pela reabsorção óssea, e qual sua implicação sobre o desenvolvimento e crescimento ósseo durante a ossificação endocondral. O presente estudo busca entender as alterações morfológicas sofridas por esse tecido e relacioná-las a ações moleculares presentes diante do uso desses medicamentos e traçar um comparativo com entre os resultados in vivo e in vitro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REZENDE, ELOIZA; BRADASCHIA-CORREA, VIVIAN; SIVIERO, FABIO; AMBROSIO, LUCAS M. B.; ARANA-CHAVEZ, VICTOR E.. Effects of bisphosphonates on osteogenesis and osteoclastogenesis signaling during the endochondral ossification of growing rats. Cell and Tissue Research, v. 368, n. 2, p. 287-300, . (10/07509-8, 13/02240-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REZENDE, Eloiza de. Estudo do efeito de bisfosfonatos nas células clásticas durante a ossificação endocondral do joelho de ratos e em cultura primária: abordagens morfológicas e moleculares.. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.