Busca avançada
Ano de início
Entree

Jogos teatrais e expressao corporal mediando a formacao ludica de professoras de bercario: contemplando a fala do corpo.

Processo: 10/50804-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Tizuko Morchida Kishimoto
Beneficiário:Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão corporal   Jogos   Corporeidade   Formação de professores

Resumo

A presente pesquisa investiga a formação lúdica de professoras dos segmentos Berçário I e II, com foco na linguagem corporal. Almejamos contribuir no âmbito da formação de professores da primeira infância com o reconhecimento da linguagem corporal como fator essencial pára a realização de um trabalho de boa qualidade com bebês, e cooperar para o estudo dos ricos meios de expressão e comunicação anteriores à aquisição da fala, compreendendo o gesto e o movimento como elementos que podem testemunhar e traduzir a vida psíquica. Sua proposta envolve uma reflexão acerca dos valores que a professora tem sobre: o conceito de corporeidade; o bebê e os modos de vê-lo desde o nascimento; a ludicidade; o trabalho pedagógico no berçário. Propugna que esta reflexão seja norteada pela preocupação de respeitar o bebê como ser humano capaz, reconhecendo seu direito de suprir suas necessidades expressivas, tais como aquelas relacionadas ao movimento e à comunicação não-verbal. A pesquisa analisa os dados de um curso de extensão realizado no primeiro semestre de 2009, com professoras de creche dos municípios de São Paulo, Barueri, Cotia, Embu e Francisco Morato, o qual propôs um espaço de estudo, reflexões e práticas lúdico-corporais voltadas para os corpos das professoras. Utilizamos as ferramentas do Jogo Teatral e da Expressão Corporal com o fim de proporcionar uma sensibilização para o corpo e o movimento, o repensar de valores docentes e a busca por novas formas de atuação na creche. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Formação corporal de professoras de bebês: contribuições da Pedagogia do Teatro. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.