Calma, garota, foi só uma piadinha: estereótipos sobre a mulher nas comédias a mul...
Leitura e humor: representações do jovem como leitor em gêneros humorísticos
"Não se brinca com coisa séria": O humor em discursos sobre a leitura
Processo: | 07/57272-1 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de março de 2008 |
Vigência (Término): | 28 de fevereiro de 2010 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística |
Pesquisador responsável: | Sirio Possenti |
Beneficiário: | Gisele Maria Franchi |
Instituição Sede: | Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Análise do discurso Estereotipagem Humor |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Analise Do Discurso | Estereotipos | Humor | Loiras | Piadas | Representacao Feminina |
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar um corpus de piadas de loira, buscando melhor compreender o funcionamento do discurso humorístico, bem como os aspectos sociais e ideológicos ai envolvidos. Levando-se em conta a constatação de Possenti (2006) de que há, no mínimo, contradições entre as condições sociais e históricas "reais" da mulher e o que dizem os textos de humor (por exemplo, embora se afirme que a vida da mulher mudou, há textos humorísticos que evocam uma certa "fissura'' pelo casamento), pretende-se caracterizar a representação do feminino nas piadas de piadas, buscando, com isso, compreender, principalmente com base em suas condições de produção, em que medida os estereótipos nelas envolvidos representam ou não "verdades" no que se refere à realidade da mulher. A fundamentação teórica será principalmente a literatura sobre o humor (Bergson, 1899; Freud, 1905; Possenti, 1998) e sobre a mulher (Del Priore,1997; Beauvoir, 1949; Pinto, 2003). As bases da análise serão sustentadas pela Análise do Discurso francesa (Maingueneau, 1984,1987; Pêcheux, 1969,1975), especialmente no que se refere aos conceitos relativos às condições de produção, à ideologia, à formação discursiva e ao interdiscurso. (AU) | |
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