Bolsa 10/04285-1 - História cultural, Comédia - BV FAPESP
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Martins Pena e o Teatro de São Pedro de Alcântara: o repertório, os artistas e as ideias teatrais (1850-1859)

Processo: 10/04285-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Orna Messer Levin
Beneficiário:Bruna Grasiela da Silva Rondinelli
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/01884-7 - Martins Pena e o melodrama romântico francês, BE.EP.MS
Assunto(s):História cultural   Comédia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comédia | História Cultural | Martins Pena | Programa Teatral | Realismo Teatral | Teatro de São Pedro de Alcântara | Teoria e Historiografia Literária

Resumo

Luis Carlos Martins Pena (1815-1848) aparece na historiografia literária como o fundador da comédia brasileira, por se tratar de um precursor, cujas peças cômicas levaram aos palcos aspectos sociais, políticos e econômicos da sociedade brasileira imperial. O autor compôs um total de vinte e oito títulos, sendo dezoito comédias em um ato e quatro em três atos, dentre elas O noviço - sua produção dramática de maior destaque -, somadas a seis dramas históricos. Embora tenha escrito peças sérias, as comédias foram as responsáveis pela sua consagração no teatro. Estas composições, tipicamente populares, receberam influências dos entremezes portugueses e empregam diversos recursos farsescos.Apesar de seus textos dramáticos serem continuamente analisados em pesquisas acadêmicas, são poucos os estudos de vertente histórica que reconstituem a presença de suas peças nos palcos e as relacionam com o teatro oitocentista. A partir de tal constatação, esta pesquisa visa a contextualizar as encenações de Martins Pena no Teatro de São Pedro de Alcântara durante a década de 1850, uma época caracterizada por grandes mudanças na cena teatral brasileira, provocadas, principalmente, pelo advento da estética realista nos palcos. Para compreender a relação entre o autor, a mais importante casa de espetáculos da Corte e seus artistas, tendo em vista as concepções culturais, estéticas e teatrais do período, pretende-se reconstituir o repertório dos programas - com o intuito de verificar as condições das representações de suas comédias nos espetáculos -, avaliar a recepção da crítica e do público diante das peças exibidas e acompanhar as discussões acerca da arte dramática. Será estudada a construção da comicidade em suas obras mais encenadas, O noviço, Os irmãos das almas e O judas em Sábado de Aleluia, a partir da análise dos recursos da tradição cômica popular e farsesca. Por fim, este trabalho de crítica literária, aliada à linha de estudos históricos e culturais, permitirá problematizar a maneira como o autor foi abordado pela historiografia literária brasileira, que lhe conferiu um lugar entre os autores do cânone dramático nacional.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RONDINELLI, Bruna Grasiela da Silva. Martins Pena, o comediógrafo do Teatro de São Pedro de Alcântara: uma leitura de O judas em sábado de aleluia, Os irmãos das almas e O noviço. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.

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