Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da Influência Vertical de Ondas de Rossby Longas no Atlântico Sul

Processo: 10/04454-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Paulo Simionatto Polito
Beneficiário:Márcio Katsumi Yamashita
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ondas de Rossby
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argo | Dados de Altímetro | Ondas de Rossby | Surface Velocity Program | Laboratorio de Oceanografia por Satelite

Resumo

Ondas de Rossby longas são movimentos sub-inerciais do oceano com escala espacial de [10-1000] km e período de [10-1000] dias cuja força restauradora está associada à conservação e vorticidade potencial. A propagação da fase e grupo é predominantemente zonal, para oeste.Este estudo visa caracterizar essas ondas planetárias, utilizando filtros digitais para separar sinais propagantes dos nãopropagantes em várias bandas espectrais. Destas, o foco será nas ondas longas, as quais procuraremos caracterizar com base na velocidade de fase cp, período P , comprimento de onda (lambda), amplitude quadrática média A e o percentual de variância explicada (sigma^2).Com os dados obtido in-situ dos flutuadores Argo inferiremos o perfil de densidade potencial, conhecendo essa variação de densidade com a profundidade calcularemos o perfil defrequência de Brunt-Väisälä. Assim obteremos o valor de velocidade de propagação de fase ecompararemos as observações obtidas dos dados filtrados do Surface Velocity Program e do altímetro.A importância depreende do fato que estas ondas são o principal mecanismo de transporte de energia através das bacias oceânicas, amplamente estudada no Pacífico e Atlântico Norte, justificando a necessidade de preencher esse nicho de conhecimento do Atlântico Sul.Com a identificação das épocas e regiões específicas de Ondas de Rossby longas espera-se quantificar os efeitos da passagem na coluna d'água onde houver densidade amostral suficiente de perfis Argo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YAMASHITA, Márcio Katsumi. Análise da influência vertical de ondas de Rossby longas no Atlântico Sul. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico (IO/DIDC) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.