Busca avançada
Ano de início
Entree

Conceitos em disputa: as linguagens políticas nas obras de Sarmiento e o conflito em torno do conceito de americanismo

Processo: 10/04261-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:José Alves de Freitas Neto
Beneficiário:Bruno Passos Terlizzi
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da Argentina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Americanismo | linguagens políticas | rosismo | Sarmiento | História da Argentina

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por finalidade analisar as idéias e as linguagens políticas utilizadas pelo escritor argentino Domingos Faustino Sarmiento (1811-1888) em três obras de sua vasta produção: Facundo (1845), Viajes (1846-47) e Argirópolis (1850) e com isso demonstrar uma certa mudança nos modelos explicativos do autor em relação ao seu contexto e à situação política da Confederação Argentina da primeira metade do século XIX, que fora caracterizada pelo período em que Juan Manoel de Rosas governou a província de Buenos Aires, além de evidenciar a maneira como o autor disputa com a "intelectualidade rosista" a definição do conceito de americanismo ou sistema americano que resvala na própria concepção de identidade nacional e projeto de nação que eram discutidos no calor das agitações políticas, sociais e culturais da época.Sendo inicialmente um conceito pensado pela "intelectualidade rosista ", o conceito de americanismo surge como uma espécie de justificativa ideológica dentro do discurso político do governo Rosas, caracterizado pela idéia de que a luta da Confederação Argentina contra as potências européias é a luta pela preservação da própria independência do país; de que a causa argentina expressava diretamente a causa americana, optando pela não intervenção nas questões americanas; e a criação de uma polarização em que os que estão com Rosas são partidários da causa americana e seus opositores, imediatos opositores da independência americana. É justamente nesse embate político pela definição do conceito de um "sistema americano" que a obra política sarmientina demonstra suas estratégias discursivas e suas problemáticas históricas, já que a própria ação de conceitualizar e definir é também um conflito político posto no âmbito da literatura argentina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TERLIZZI, Bruno Passos. Conceitos em disputa: as linguagens políticas nas obras de Sarmiento e o conflito em torno do conceito de americanismo. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.