Busca avançada
Ano de início
Entree

Conceituação, avaliação e promoção de automonitoria em pré-escolares e sua relação com competência social e comportamentos-problema.

Processo: 10/03991-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Talita Pereira Dias
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Pré-escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:automonitoria | Avaliação e intervenção | Competência social | Comportamentos-problema | habilidades sociais | Pré-escolares | Habilidades Sociais

Resumo

A literatura mostra que problemas de comportamento estão associados a déficits em habilidades sociais e que um dos fatores desses déficits é a dificuldade de identificar contingências sociais e de monitorar comportamento em função delas. Não obstante razoável consenso, essa relação ainda carece de maior suporte empírico e detalhamento, especialmente com pré-escolares, o que é importante no planejamento e condução de intervenções efetivas. Este estudo tem como objetivos: (1) verificar semelhanças e diferenças no repertório de descrição de contingências sociais de pré-escolares com diferentes padrões de problemas de comportamento; (2) analisar os efeitos de um procedimento envolvendo instrução e exposição a contingências sociais em situações estruturadas para promoção de competência social e redução de problemas de comportamento em pré-escolares. Em uma primeira etapa, serão compostos cinco grupos de 10 crianças cada (socialmente competentes; com déficits em habilidades sociais; com comportamentos problemáticos internalizante; externalizante e misto) que, ao assistirem vinhetas do RMHSC-Del-Prette, serão solicitadas a relatarem qual comportamento apresentariam em cada situação e qual a provável conseqüência. As crianças que apresentarem dificuldade nessa tarefa participarão individualmente de sessões contendo: apresentação de cada vinheta, discussão sobre a adequação ou pertinência de cada resposta e prováveis conseqüências, seguida de participação em interações estruturadas com demanda para apresentação da habilidade social antes analisada. Serão feitas avaliações antes, durante e depois da intervenção por meio de situações estruturadas. Os resultados do estudo serão analisados qualitativa e quantitativamente, por meio de estatística descritiva e inferencial.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TALITA PEREIRA DIAS; ZILDA APARECIDA PEREIRA DEL PRETTE. Avaliação de Automonitoria em Pré-Escolares com Diferentes Repertórios Sociais. Paidéia, v. 32, . (10/03991-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.