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Administração e Políticas Públicas no contexto rural e urbano: um estudo das relações entre perfil socioeconômico, desempenho escolar e evasão dos alunos do ensino médio das escolas das redes estaduais no Brasil

Processo: 10/03918-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Pesquisador responsável:Cláudia Souza Passador
Beneficiário:Carla Baraldi Artoni
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Eficiência

Resumo

As mudanças ocorridas no contexto mundial evidenciaram a necessidade de promover o desenvolvimento dos países baseado principalmente na educação. Nas discussões a respeito do papel do Estado define-se que ele tem por função atender à sociedade como um todo, com políticas universalizantes, dentre elas políticas educacionais que possibilitem o acesso à educação de qualidade para toda a população. No entanto, esse papel é muitas vezes negligenciado, sobretudo quando relacionado ao atendimento da população rural. Nos últimos anos alguns autores tem questionado a definição de ambiente rural e urbano, discutindo que as fronteiras entre os dois ambientes está diluída e muitos municípios classificados como urbanos pelo IBGE apresentam características predominantemente rurais. A partir dessa questão, Veiga (2003) propõe um novo conceito, o de municípios rurais. O autor define três fatores a serem considerados para realizar essa classificação, sendo eles: número de habitantes, proximidade com aglomerados urbanos e densidade populacional. Esse critério de definição será utilizado no presente estudo na comparação de indicadores das escolas do campo e das escolas situadas nos chamados municípios rurais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em levantar políticas públicas voltadas para educação do campo e realizar uma análise comparando a relação entre as variáveis perfil socioeconômico dos alunos, taxa de evasão e desempenho escolar dos alunos das escolas do campo e dos alunos dos municípios rurais a partir de dados da Prova Brasil e do Saeb utilizando a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Assim, a análise da relação entre esses fatores, tanto na área rural como nos municípios rurais, almeja conseguir informações que melhorem o horizonte de utilização de recursos e esforços implementados pela administração pública em seu intuito de aumentar a permanência desses estudantes em suas instituições de ensino. O estudo será conduzido em três etapas, a primeira qualitativa baseada em dados secundários visando identificar políticas do setor, bem como selecionar os municípios que se adequam ao perfil definido como municípios rurais, a segunda, corresponde a construção dos bancos de dados a partir dos dados disponibilizados pelo INEP, e na terceira etapa analisá-los por meio da estatística descritiva e das técnicas da estatística multivariada: regressão linear múltipla; análise fatorial; análise de cluster e correlação canônica. Espera-se identificar a relação entre as variáveis nos diferentes contextos educacionais evidenciando se há diferenças.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARTONI, Carla Baraldi. Relação entre perfil socioeconômico, desempenho escolar e evasão de alunos: escolas do campo e municípios rurais no estado de São Paulo. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

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