Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação Cariotípica entre Mazama Cinzas do Brasil (Mazama gouazoubira e Mazama nemorivaga)

Processo: 10/03423-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:Juliana Pinho de Almeida Resende
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Mazama gouazoubira

Resumo

As espécies M. gouazoubira e M. nemorivaga, conhecidas como veados cinzas, apresentam semelhança morfológica e citogenética, porém alguns estudos e comparações indicam a existência de diferenças que as permitem serem classificadas separadamente. A constituição cariotípica de M. gouazoubira (2n = 70 e NF = 70) é muito similar à de M. nemorivaga (2n=67 a 69 e NF=69 a 72), ambas com todos os cromossomos autossômicos acrocêntricos. O que as difere é que M. nemorivaga tem um par autossômico a menos, grande número de cromossomos B (2 a 8) e o cromossomo X como submetacêntrico, enquanto em M. gouazoubira este cromossomo é um acrocêntrico grande e os cromossomos B raramente são encontrados. Este projeto tem como objetivo avaliar comparativamente os cariótipos das distintas espécies (Mazama gouazoubira e Mazama nemorivaga) identificando as particularidades e compreendendo as mudanças cromossômicas que diferenciaram os cariótipos. Para isto, amostras de sangue e pele serão coletadas de 15 animais da espécie Mazama gouazoubira e 3 de Mazama nemorivaga, mantidos em cativeiro, no Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos. Além destes, a amostragem poderá ser aumentada com a coleta de material de animais provenientes de outros cativeiros. As preparações cromossômicas obtidas a partir de culturas de linfócitos e fibroblastos serão submetidas às técnicas de bandamentos G, C e coloração Ag-RON, além de hibridização in situ fluorescente com sondas teloméricas (FISH-telomérica) e sondas cromossômicas (pintura cromossômica) obtidas a partir dos cromossomos de M. gouazoubira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RESENDE, Juliana Pinho de Almeida. Comparação cariotípica entre Mazama gouazoubira e Mazama nemorivaga (Artiodactyla; Cervidae) por meio de marcadores citogenéticos clássicos, fish telomérica e pintura cromossômica. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.