Busca avançada
Ano de início
Entree

Implante coclear em crianças com paralisia cerebral

Processo: 10/03202-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Bevilacqua
Beneficiário:Maria Jaquelini Dias dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Surdez   Implante da cóclea   Paralisia cerebral

Resumo

Pesquisas sobre o implante coclear (IC) em crianças com outras deficiências associadas são escassos, e a maioria dos trabalhos provem de institutos internacionais. As pesquisas existentes relatam a melhora significativa na qualidade de vida deste grupo de crianças. O grupo de crianças que mais se destacaram nos estudos revisados foram as crianças com paralisia cerebral (PC). O presente estudo possui como objetivos: Estudar os benefícios do IC em crianças deficientes auditivas neurossensoriais com PC; Estudar o processo de reabilitação auditiva em um grupo de crianças com PC e usuárias de IC; Estudar a relação entre as habilidades auditivas, lingüísticas, cognitivas, motoras e nível de independência nas atividades de vida diária. Será realizada análise retrospectiva de todas as crianças com PC, que receberam o IC no Centro de Pesquisas Audiológicas, do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. Os critérios de inclusão foram: Diagnóstico de paralisia cerebral; Ausência de reflexos orais e tônico-cervicais; Presença de controle cervical ou em fase de aquisição; Deficiência auditiva neurossensorial de grau profundo bilateral; Não benefício com uso de aparelho de amplificação sonora; Ausência de comprometimentos intelectuais/emocionais; Participação em programa de reabilitação auditiva; Família integrada ao tratamento. Os dados serão coletados em intervalos de 6 meses, sendo o tempo total de follow-up de 18 meses. Serão utilizados testes padronizados que avaliarão o desenvolvimento da audição, fala, linguagem, nível de independência em atividades diárias, função motora e psicológica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JAQUELINI DIAS DOS SANTOS, MARIA; CUSIN LAMONICA, DIONISIA APARECIDA; LEME DE MOURA RIBEIRO, MARIA VALERIANA; MCCRACKEN, WENDY; DO NASCIMENTO SILVA, LEANDRA TABANEZ; COSTA, OROZIMBO ALVES. Outcomes of cochlear implanted children with cerebral palsy: A holistic approach. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, v. 79, n. 7, p. 1090-1095, JUL 2015. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Maria Jaquelini Dias dos. Implante Coclear em crianças com paralisia cerebral. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.