Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de episódios de precipitação e impactos na cidade de São Carlos-SP: alagamentos e inundações

Processo: 10/03344-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim
Beneficiário:Altieris Porfírio Lima
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Precipitação   Inundações   Microclima urbano

Resumo

O aumento da concentração populacional nas áreas urbanas brasileiras, ocorrido principalmente a partir da segunda metade do século XX, associado à falta ou inadequado planejamento e ocupação desordenada se reflete na atual vulnerabilidade sócio-ambiental existente na maioria das cidades do país. Eventos atmosféricos como episódios de precipitações concentradas ou intensas, que fazem parte da variabilidade climática natural de áreas tropicais, comumente desencadeiam transtornos e comprometem a qualidade de vida da população.Fatos como a canalização e retificação de córregos e rios, o elevado grau de impermeabilização do solo, a ocupação de planícies aluviais e encostas, a escassez de áreas com cobertura vegetal, etc., somado ainda a outras formas de desrespeito à legislação ambiental e as deficiências no Plano Diretor de muitos municípios, tornam, ainda mais vulneráveis a diversos riscos, grande parcela da população do Brasil.Pensando nas vulnerabilidades e riscos existentes nas áreas urbanas brasileiras o presente projeto tem como objetivo analisar as áreas com alagamentos ou inundações resultantes de episódios de precipitações no período de 1980 a 2009 na cidade de São Carlos/ SP, com a finalidade de compreender os processos geradores desses impactos e sua correlação com o crescimento urbano. A principal referência teórica do estudo será o Sistema Clima Urbano (MONTEIRO, 1976) por meio do canal hidrometeórico. Serão utilizados para a análise os dados meteorológicos da cidade de São Carlos, artigos de jornal com notícias sobre impactos de episódios de precipitação na área urbana (alagamentos e inundações) e registros de ocorrências da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do município.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Altieris Porfírio. Análise de impactos associados à precipitação na cidade de São Carlos/SP. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.