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O uso das interações virtuais em indivíduos com e sem fobia social e sua influência na aquisição e utilização de habilidades sociais

Processo: 10/03280-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Priscila de Paula Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Fobia social   Estudantes universitários   Habilidades sociais   Saúde mental   Internet
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fobia social | habilidades sociais | Internet | Universitários | Saúde Mental

Resumo

O uso da internet como forma de conhecer e manter contato com pessoas tem sido cada vez mais frequente. Ao interagir dessa forma, não há o uso das mesmas habilidades sociais utilizadas nas comunicações presenciais, o que pode gerar um déficit do repertório de habilidades sociais dessas pessoas. Esse repertório é importante para os universitários, por exemplo, para apresentação de seminários, negociação com professores e colegas, entrada no mercado de trabalho, entre outros.Pessoas com fobia social, por sua vez, tendem a apresentar comportamentos de esquiva de situações em que precisem interagir com outras pessoas e, podem estar utilizando das interações virtuais como forma de se esquivar do contato direto com as pessoas. Dessa forma, a aprendizagem e utilização das habilidades sociais podem ficar prejudicadas, tornando as situações de contato pessoal ainda mais aversivas.É objetivo de este estudo descrever a influência da fobia social no uso das interações virtuais, comparar o uso de tais interações entre um grupo de fóbicos (com indicativo de fobia social) e um de não fóbicos, correlacionar o repertório de habilidades sociais e o uso das interações virtuais dos participantes fóbicos e não fóbicos. Também é objetivo desse estudo descrever o efeito do treinamento de habilidades sociais em relação ao uso de interações virtuais. Para atingir o objetivo de caracterizar e comparar os grupos será utilizado um banco de dados de projeto prévio financiado pela Fapesp em que foram avaliados 600 universitários de forma que serão identificados pela SPIN as pessoas com e sem indicadores de fobia social. Essas serão contatadas e convidadas a participar da presente pesquisa. Para as que aceitarem será disponibilizado os objetivos da pesquisa e solicitado que assinem o Termo de Consentimento Pós-Informado, para então responderem ao instrumento condizente a avaliação das interações virtuais e presenciais, o IHS-Del Prette e a SPIN. Para atingir o último objetivo apontado, serão aplicados instrumentos sobre habilidades sociais, fobia social e interações virtuais e presenciais antes e após um treinamento em habilidades sociais com estudantes universitários.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Priscila de Paula. Interações virtuais e presenciais em universitários com e sem indicativo de fobia social. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.

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