Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo sobre a linguagem cartográfica e a representação do espaço na criança

Processo: 10/02973-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Rosângela Doin de Almeida
Beneficiário:Paula Cristiane Strina Juliasz
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de geografia   Mapeamento geográfico   Cartografia escolar   Representação do espaço
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cartografia escolar | Ensino de Geografia | representação do espaço | cartografia

Resumo

Pesquisadores brasileiros já investigaram a gênese dos conceitos básicos da representação espacial em desenhos produzidos por crianças que freqüentavam classes do ensino fundamental. No entanto, estudos sobre a representação espacial em crianças de nível pré-escolar ainda são raros. Uma questão, ainda não foi suficientemente estudada até aqui, a qual será norteadora deste estudo: Que relações podem ser estabelecidas entre desenho e representação espacial na infância sob o ponto de vista da teoria sócio-cultural e das relações tempo-espaço-corpo? Esta pesquisa tem como objetivo organizar um acervo de registros de situações de ensino com práticas escolares com crianças de 3 a 4 anos, em uma classe de pré-escola. Esse acervo possibilitará a análise de como crianças dessa faixa etária lidam com situações que mobilizam relações tempo-espaço-corpo. A abordagem adequada para o desenvolvimento desta pesquisa corresponde ao método quantitativo. A pesquisadora exercerá o papel de participante e o papel de observador, refletindo sobre as experiências dos alunos, bem como das narrativas produzidas por meio das observações e gravações realizadas em sala de aula. Com isto, a investigação narrativa se apresenta como uma metodologia adequada para esta pesquisa. Os registros elaborados por meio da metodologia do professor-pesquisador serão discutidos sob a vertente de teorias a respeito da representação do espaço e que compreendem a interação de pessoas como meio de produção do conhecimento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JULIASZ, Paula Cristiane Strina. Tempo, espaço e corpo na representação espacial: contribuições para a educação infantil. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.