Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica e análise filogenética do grupo Rimosus de Cyphomyrmex (Hymenoptera, Formicidae, Attini)

Processo: 10/02560-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Ferreira Brandão
Beneficiário:Emília Zoppas de Albuquerque
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Formicidae   Attini
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Attini | Cyphomyrmex | Formicidae | formigas fungicultoras | Mirmecologia

Resumo

Attini destaca-se por abrigar as formigas cultivadoras de fungos. A tribo é composta por 15 gêneros viventes e um icnofóssil, estando limitada ao Novo Mundo, sendo que a maioria das espécies ocorre na região Neotropical. O gênero Cyphomyrmex é formado por formigas relativamente pequenas, com tegumento opaco, que habitam a serapilheira e constroem ninhos em pequenas raízes, ocos de árvores ou em troncos em decomposição. O gênero Cyphomyrmex foi descrito por Mayr (1862) com base em uma única espécie C. minutus. Kempf (1962, 1964, 1966, 1968) publicou a primeira revisão sintética de Cyphomyrmex, apresentando uma chave de identificação e propondo a criação de dois grupos de espécies: Strigatus (15 spp.) e Rimosus (16 spp.). Alguns trabalhos sugerem que Cyphomyrmex seja parafilético; entretanto o grupo Rimosus parece ser monofilético, por suas espécies compartilharem determinadas características morfológicas exclusivas e por cultivarem os mesmos fungos que as outras Attini, porém na forma de leveduras. Atualmente o grupo Rimosus apresenta 22 espécies nomenclaturalmente válidas e sua taxonomia é considerada difícil e confusa. Neste contexto, o presente projeto visa revisar taxonomicamente as espécies do grupo Rimosus de Cyphomyrmex e verificar as relações de parentesco entre suas espécies, e as relações deste grupo de espécies com os demais gêneros de Attini. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIEHL, E.; DIEHL-FLEIG, E.; DE ALBUQUERQUE, E. Z.; JUNQUEIRA, L. K.. Richness of Termites and Ants in the State of Rio Grande do Sul, Southern Brazil. Sociobiology, v. 61, n. 2, p. 145-154, . (10/02560-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.