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Medidas de desempenho para avaliação da qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil

Processo: 10/01809-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Jose Reynaldo Anselmo Setti
Beneficiário:José Elievam Bessa Júnior
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/04267-1 - Medidas de desempenho para rodovias de pista simples no Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Qualidade de serviço
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacidade viária | Qualidade de serviço | Rodovias de pista simples | Simulação de tráfego | Capacidade e Qualidade de Serviço em Rodovias de Pista Simples

Resumo

O Highway Capacity Manual (HCM), cuja última versão é conhecida como HCM2000, é a principal referência usada no Brasil e no mundo para analisar a capacidade e o nível de serviço em rodovias. No entanto, o HCM2000 é, geralmente, aplicado sem nenhuma adaptação às condições locais, apesar do próprio manual advertir que isso deva ser feito. Adaptações do HCM foram desenvolvidas em diversos países com o intuito de melhor refletir as particularidades locais, o que culminou, inclusive, em completas modificações do processo de estimativa. Alguns estudos têm sido elaborados para produzir uma base de conhecimentos que auxilie na produção de um Manual de Capacidade Viária para o Brasil. Para rodovias de pista simples, as primeiras tentativas de adaptação foram baseadas na premissa de que a estrutura do HCM2000 deveria ser modificada apenas no que fosse necessário. Sendo assim, foram mantidas as formas gerais das relações fundamentais, bem como as medidas de desempenho usadas para determinar o nível de serviço. Entretanto, os resultados obtidos contêm indícios de que, para rodovias brasileiras, a estrutura adotada pelo HCM2000 pode não ser a ideal. O interesse na realização desta pesquisa justifica-se pela necessidade de se elaborar um método melhor adaptado às rodovias do Brasil. Dados de tráfego em uma ampla gama de condições operacionais deverão ser obtidos, assim como é imprescindível selecionar e calibrar um simulador de tráfego que forneça as informações necessárias para elaboração do método. Espera-se obter relações entre o fluxo e as medidas de desempenho em diversas condições operacionais, além de determinar o efeito das condições não ideais sobre a qualidade do serviço. Idealmente, as medidas de desempenho escolhidas para determinar o nível de serviço deverão ser possíveis de serem obtidas diretamente do tráfego, o que não ocorre no HCM2000. O método proposto deverá ser validado com dados de tráfego coletados nos trechos estudados e os resultados obtidos, deverão ser comparados com o HCM2000 e as adaptações anteriores.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BESSA, JR., JOSE ELIEVAM; SETTI, JOSE REYNALDO; WASHBURN, SCOTT S.. Evaluation of Models to Estimate Percent Time Spent Following on Two-Lane Highways. JOURNAL OF TRANSPORTATION ENGINEERING PART A-SYSTEMS, v. 143, n. 5, . (13/04267-1, 10/01809-0)
BESSA JR, JOSE ELIEVAM; SETTI, JOSE REYNALDO. Evaluating Measures of Effectiveness for Quality of Service Estimation on Two-Lane Rural Highways. JOURNAL OF TRANSPORTATION ENGINEERING PART A-SYSTEMS, v. 144, n. 9, . (10/01809-0, 13/04267-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BESSA JÚNIOR, José Elievam. Medidas de desempenho para avaliação da qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

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