Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das disfunções orofaciais e temporomandibulares, força de mordida e níveis salivares de cortisol e alfa-amilase em crianças e adolescentes

Processo: 10/01447-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Duarte Gavião
Beneficiário:Fernanda Yukie Kobayashi
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Hidrocortisona   Força de mordida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfa-amilase | Cortisol | crianças | Disfunção Têmporo Mandibular | Força de mordida | Dtm

Resumo

As disfunções temporomandibulares (DTMs) afetam o sistema estomatognático como um todo e se manifestam por meio de sinais e sintomas que, assim como a disfunção orofacial, limitam ou incapacitam as atividades fisiológicas do indivíduo e podem estar relacionadas a fatores psicológicos e psicossociais. A quantificação de biomarcadores salivares do estresse, como o cortisol e a alfa-amilase, tem se mostrado um método bastante eficaz de avaliação em larga escala, sendo de importância no estudo da associação entre sinais e sintomas de DTM e o estresse. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de avaliar os sinais e sintomas de disfunções orofaciais e temporomandibulares, a força de mordida e os níveis salivares de cortisol e alfa-amilase, buscando determinar sua associação em indivíduos jovens. A amostra consistirá de 300 crianças e adolescentes, de ambos os gêneros, de escolas das redes pública e privada de Piracicaba (SP), divididas em três grupos: crianças do ensino fundamental (2º/3º anos), adolescentes do ensino fundamental (8º/9º anos) e adolescentes do ensino médio (10º/12º anos). A oclusão será avaliada por meio do IOTN (Índice de Necessidade de Tratamento Ortodôntico) e as disfunções orofaciais e temporomandibulares serão avaliadas por meio dos instrumentos The Nordic Orofacial Test Screnning (NOT-S) e o Research Diagnostic Criteria (RDC), respectivamente. Já a máxima força de mordida unilateral será verificada entre os indivíduos portadores ou não de sinais e sintomas de DTM por meio de gnatogdinamômetro. A análise estatística será realizada por meio de estatística descritiva e teste de normalidade D'Agostino-Pearson. Além disso, serão utilizados os testes de correlação (Pearson ou Spearman), teste "t" Student não-pareado e Análise de Variância um critério (Tukey/Dunn pós-teste) para verificação da correlação entre as variáveis e da diferença entre os grupos, respectivamente. Ainda, será verificada a associação entre DTM e hábitos parafuncionais pelo teste Qui-quadrado e a verificação os fatores de risco para a presença de sinais e sintomas de DTM e de disfunção orofacial por meio de regressão logística múltipla (±=0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOBAYASHI, FERNANDA YUKIE; DUARTE GAVIAO, MARIA BEATRIZ; SALOME MARQUEZIN, MARIA CAROLINA; AFFONSO FONSECA, FERNANDO LUIZ; MARANGONI MONTES, ANA BHEATRIZ; BARBOSA, TAIS DE SOUZA; CASTELO, PAULA MIDORI. Salivary stress biomarkers and anxiety symptoms in children with and without temporomandibular disorders. BRAZILIAN ORAL RESEARCH, v. 31, p. 9-pg., . (11/50419-2, 10/01447-0)
KOBAYASHI, FERNANDA YUKIE; DUARTE GAVIAO, MARIA BEATRIZ; SALOME MARQUEZIN, MARIA CAROLINA; AFFONSO FONSECA, FERNANDO LUIZ; MARANGONI MONTES, ANA BHEATRIZ; BARBOSA, TAIS DE SOUZA; CASTELO, PAULA MIDORI. Salivary stress biomarkers and anxiety symptoms in children with and without temporomandibular disorders. Brazilian Oral Research, v. 31, . (10/01447-0, 11/50419-2)
KOBAYASHI, F. Y.; GAVIAO, M. B. D.; MONTES, A. B. M.; MARQUEZIN, M. C. S.; CASTELO, P. M.. Evaluation of oro-facial function in young subjects with temporomandibular disorders. Journal of Oral Rehabilitation, v. 41, n. 7, p. 496-506, . (10/01447-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KOBAYASHI, Fernanda Yukie. Avaliação da função orofacial, disfunção temporomandibular, força de mordida e níveis de cortisol e alfa-amilase em crianças e adolescentes. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.