Bolsa 10/00933-9 - Hipertireoidismo, Fisiologia cardiovascular - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do hormônio tiroideano na função cardíaca no modelo de isquemia/reperfusão em ratos. papel do receptor at2 e da via intracelular ampk.

Processo: 10/00933-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Luiza de Morais Barreto de Chaves
Beneficiário:Felix Meira Tavares
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipertireoidismo   Fisiologia cardiovascular   Reperfusão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cardioproteção | Hipertireoidismo | Modelo de Isquemia | Receptores AT2 | Reperfusão | Fisiologia Cardiovascular

Resumo

O coração está sob ação direta de vários fatores endócrinos capazes de modular direta ou indiretamente o trofismo cardíaco. A angiotensina II (Ang II), principal efetor do Sistema Renina Angiotensina (SRA), é um potente peptídeo vasoativo que exerce inúmeros efeitos biológicos através de seus receptores (AT1 e AT2). No coração, a Ang II promove hipertrofia dos cardiomiócitos e hiperplasia dos fibroblastos, culminando com o aumento da massa cardíaca. Paralelamente, o coração corresponde a um dos principais alvos dos Hormônios Tireoidianos (HT), os quais, entre outras ações, também influenciam o estado trófico do tecido cardíaco. Trabalhos recentes têm evidenciado estreita relação entre o processo de hipertrofia cardíaca induzida por HT e a ativação de componentes do SRA. Nosso grupo mostrou anteriormente que ratos induzidos ao hipertiroidismo e tratados simultaneamente com antagonista do receptor AT1 apresentaram prevenção da hipertrofia, tanto in vivo como in vitro. Entretanto, dados da literatura demonstram que a inibição deste receptor não inibe o efeito cardioprotetor na recuperação da função cardíaca promovido pelos HT no modelo de Isquemia/Reperfusão (I/R). Considerando que: - os estudos a respeito do papel do receptor AT2 neste modelo de I/R são bastante escassos; - estudos recentes têm demonstrado que o processo de I/R promove diminuição na expressão do receptor AT2 no miocárdio, com consequente prejuízo funcional, enquanto o aumento de sua expressão melhora a recuperação da função cardíaca; - e ainda o fato do hipertireoidismo levar a um aumento da expressão do receptor AT2 em torno de 50% no coração, nós temos como hipótese no presente estudo que, pelo menos em parte, o papel cardioprotetor exercido pelo HT pode ocorrer com a participação do receptor AT2. Esta hipótese será testada utilizando o modelo de I/R em corações isolados de ratos Wistar submetidos ao tratamento por 14 dias com T3 (7ug/100g p.c / 14 dias), na presença ou na ausência do antagonista do receptor AT2 (PD123319). O papel da via de sinalização da proteína quinase ativada por adenosina monofosfato (AMPK), normalmente acionada em resposta a estresse isquêmico, será também avalida neste projeto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAVARES, Felix Meira. Efeito do hormônio tiroideano na função cardíaca no modelo de isquemia/reperfusão em ratos. Papel do receptor AT2 e da via intracelular AMPK.. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.