Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre o desempenho escolar de escolas municipais de Campinas e o entorno da escola

Processo: 10/00701-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Maria Márcia Sigrist Malavasi
Beneficiário:Luana Costa Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/06343-7 - Relação entre o desempenho escolar de escolas municipais de Campinas e o entorno da escola, BE.EP.DR
Assunto(s):Rendimento escolar   Avaliação da educação   Qualidade da educação   Vulnerabilidade social

Resumo

Circunscrito nas preocupações acerca da qualidade do ensino nas escolas e dos fatores que a influenciam a partir da compreensão das variáveis que a afetam, este estudo propõe-se a olhar o fenômeno escolar a partir da identificação da relação entre o desempenho escolar dos estudantes e o entorno das escolas, na perspectiva qualitativa de pesquisa, com o objetivo de compreender como os diferentes desempenhos escolares das escolas da rede municipal de Campinas (medidos no âmbito do Projeto Geres) se relacionam a sua localização territorial, buscando identificar variáveis associadas ao fenômeno na visão dos sujeitos envolvidos. Pretende-se observar como as escolas localizadas em territórios com características sócio espaciais semelhantes, em especial quanto à vulnerabilidade social, se organizam e apresentam resultados de desempenho escolar a fim de compreender as variáveis atuantes nessas escolas. Para tanto o presente trabalho se inseri num projeto mais abrangente desenvolvido pelo LOED (Laboratório de Observação e Estudos Descritivos - FE/UNICAMP) e financiado pela CAPES e conta com a colaboração dos pesquisadores e trabalho do NEPO (Núcleo de Estudos da População - UNICAMP). Sendo o primeiro nível do estudo constituído pela análise dos dados provindos do projeto GERES-Campinas, financiado pela FORD, acerca do desempenho nas diferentes redes de ensino do município de Campinas e do projeto do NEPO, financiado pela FAPESP e CNPq, acerca da Vulnerabilidade em Campinas e região; e o segundo nível do estudo, de aprofundamento qualitativo, constituído por dados a serem coletados junto a quatro escolas municipais da cidade de Campinas a partir de entrevistas semiestruturadas e grupos focais com sujeitos dos diferentes segmentos da escola e, na medida do possível, líderes comunitários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)