Busca avançada
Ano de início
Entree

Permacultura: Utopia possível ou ilusão concreta?(Uma análise crítica sobre as experiências em permacultura nos países do Cone Sul)

Processo: 09/17061-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Marta Inez Medeiros Marques
Beneficiário:Luis Fernando de Matheus e Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sustentabilidade   Permacultura   Geografia agrária

Resumo

A presente pesquisa visa analisar criticamente experiências concretas de vivência comunitária baseadas nos princípios da permacultura que têm surgido nos países do Cone Sul nos últimos vinte anos, com o intuito de avaliar os limites e as possibilidades de seu conteúdo alternativo de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Desde os anos de 1960, com os movimentos da contracultura, as chamadas "comunidades alternativas" tornaram-se bastante freqüentes no mundo ocidental, entretanto, muitas delas acabaram não resistindo ao tempo, nem ao mercado, dissolvendo-se ou transformando-se em imagens fetichizadas de um modo de vida alternativo à sociedade capitalista, moderna e de consumo. A partir de 1990, com o avanço do neoliberalismo e da globalização (e conseqüentemente com a ampliação e a diversificação do leque de insatisfeitos), outras experiências alternativas de vivência comunitária têm sido colocadas em prática, especialmente na América Latina, trazendo novo fôlego e atualizando as demandas feitas a este movimento iniciado com a contracultura. Dentre as novas formas de se organizar e produzir o espaço, concentraremos nossas atenções naquelas que tomam por base a permacultura - conceito desenvolvido nos anos 1970 e que, segundo seus pensadores, procura garantir as necessidades humanas, atuais e futuras, respeitando os limites ecológicos por meio da concepção de sistemas integrados de agricultura orgânica e bioconstrução. Tendo como referência empírica experiências localizadas na Argentina, no Brasil e no Chile, buscaremos a partir de uma combinação entre pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas junto a seus fomentadores e a realização de trabalhos de campo, examinar criticamente o sistema produtivo da permacultura, discutindo as possibilidades que ela pode oferecer para ajudar na construção de uma sociedade mais justa, ecológica e solidária, bem como os conflitos e as contradições gerados a partir de sua inserção em uma sociedade capitalista - orientada pelo lucro e pela tendência geral em transformar todas as coisas em mercadorias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Ilusão concreta, utopia possível: contraculturas espaciais e permacultura (uma mirada desde o cone sul). 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.