Busca avançada
Ano de início
Entree

REGENERAÇÃO IN VITRO DE Vernonia herbacea (Vell.) Rusby E ATIVIDADE E EXPRESSÃO DE ENZIMAS RELACIONADAS AO METABOLISMO DE FRUTANOS

Processo: 09/16688-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Maria Angela Machado de Carvalho
Beneficiário:Flavio Trevisan
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/04139-7 - Carboidratos de plantas tropicais como moduladores de processos ecofisiológicos e indicadores de respostas a estresses ambientais, AP.TEM
Assunto(s):Asteraceae   Expressão gênica   Inulina

Resumo

Vernonia herbacea (Vell.) Rusby é uma planta nativa do cerrado brasileiro que acumula frutanos do tipo inulina em seus órgãos de reserva subterrâneos. Além do seu papel de reserva, os frutanos atuam como reguladores osmóticos, conferindo às plantas maior tolerância à seca e ao frio. A inulina é considerada um componente probiótico desempenhando várias funções fisiológicas benéficas ao homem. A espécie possui potencial como fonte alternativa para a produção comercial de inulina, além de ser um modelo para o estudo do metabolismo de frutanos em plantas do cerrado. Nesse contexto, verifica-se a necessidade de aperfeiçoamento de técnicas que subsidiem esses estudos e que forneçam suporte para a utilização da espécie como fonte de inulina. O objetivo deste projeto é estudar o metabolismo de frutanos em tecidos e/ou plantas cultivadas in vitro, por meio da análise da composição dos frutanos e da atividade e expressão dos genes que codificam para as enzimas de síntese (SST e FFT) e degradação (FEH) destes compostos através da quantificação de mRNA por qRT PCR em tempo real.. Pretende-se também avaliar a produção de inulina nestes sistemas. Para a indução da regeneração, diferentes tipos de explantes serão cultivados em meio de cultura MS suplementado com diferentes combinações dos reguladores vegetais 6-benzilaminopurina e ácido 2,4-diclorofenoxiacético. Além da sacarose, que é a molécula precursora de frutanos, a influência de outras fontes de carbono (frutose, glucose e frutose + glucose) na atividade e expressão das enzimas será analisada em plantas obtidas por germinação de sementes em meio de cultura livre de reguladores e/ou em calos e plantas regeneradas. A cultura de tecidos é amplamente utilizada para estudos do metabolismo vegetal em condições controladas e distintas das encontradas em campo. Por outro lado, estudos sobre o metabolismo de frutanos in vitro são escassos. Desta forma, espera-se com este trabalho estabelecer um protocolo de cultivo in vitro de V. herbacea para a realização de estudos sobre o metabolismo de frutanos em condições controladas que poderá também constituir uma opção para a produção de inulina in vitro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TREVISAN, FLAVIO; OLIVEIRA, VANESSA F.; CARVALHO, MARIA A. M.; GASPAR, MARILIA. Effects of different carbohydrate sources on fructan metabolism in plants of Chrysolaena obovata grown in vitro. FRONTIERS IN PLANT SCIENCE, v. 6, . (05/04139-7, 09/16688-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.