Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da condição do substrato e do protocolo de aplicação na estabilidade da união de sistemas adesivos à dentina de dentes decíduos

Processo: 09/16597-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Daniela Prócida Raggio
Beneficiário:Tathiane Larissa Lenzi
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desmineralização do dente   Adesivos dentinários   Resistência de união (odontologia)

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da condição do substrato e de diferentes protocolos de aplicação de sistemas adesivos na resistência de união imediata e em longo prazo à dentina de dentes decíduos. A superfície dentinária de 56 segundos molares decíduos será exposta e os dentes serão divididos aleatoriamente em 8 grupos experimentais (n=7) de acordo com o substrato (hígido e desmineralizado), sistema adesivo (Adper Single Bond e Clearfil SE Bond) e protocolo de aplicação (recomendado pelo fabricante e metade do tempo de condicionamento ácido ou aplicação do primer). Cinco dentes serão utilizados no teste de microtração e 2 dentes serão analisados em microscópio eletrônico de varredura. Os dentes pertencentes ao grupo substrato desmineralizado serão submetidos à ciclagem de pH para o desenvolvimento de lesões de cárie. Os procedimentos restauradores serão realizados de acordo com as recomendações do fabricante para cada sistema adesivo ou com utilização da metade do tempo de condicionamento ácido ou aplicação do primer. Um bloco de resina composta será confeccionado e os espécimes serão armazenados em água destilada a 37ºC por 24h. Os dentes serão seccionados perpendicularmente à interface adesiva em dois sentidos para a obtenção de corpos de prova com área de secção transversal de 0,8 mm2. Metade dos corpos de prova será submetida imediatamente ao teste de microtração e a outra metade permanecerá em água destilada a 37ºC por 1 ano e posteriormente, submetida ao teste. Somente os corpos de prova com fratura adesiva mista serão considerados na análise estatística.Dois dentes de cada grupo serão preparados para microscopia eletrônica de varredura afim de avaliar o efeito os protocolos de aplicação em dentina hígida e desmineralizada, em termos de análise morfológica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA ALVES, FABIANA BUCHOLDZ; LENZI, TATHIANE LARISSA; REIS, ALESSANDRA; LOGUERCIO, ALESSANDRO D.; CARVALHO, THIAGO SAADS; RAGGIO, DANIELA PROCIDA. Bonding of Simplified Adhesive Systems to Caries-affected Dentin of Primary Teeth. Journal of Adhesive Dentistry, v. 15, n. 5, p. 439-445, . (09/16597-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LENZI, Tathiane Larissa. Efeito da condição do substrato e do tempo de condicionamento na estabilidade da união de sistemas adesivos à dentina de dentes decíduos. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia (FO/SDO) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.