Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores de transcricao no desenvolvimento inicial do tubo neural posterior

Processo: 09/53695-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 08 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Chao Yun Irene Yan
Beneficiário:Felipe Monteleone Vieceli
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/13697-0 - Análise dos sítios de ligação no genoma do Scratch2 de galinha na medula espinhal embrionária e estudo da evolução da expressão de Scratch, BE.EP.DR
Assunto(s):Morfolinos   Embrião de galinha   Neurogênese

Resumo

O tubo neural é a estrutura embrionária que origina o sistema nervoso central, sendo a medula espinhal gerada por sua porção posterior. Os neurônios dessa região derivam de células progenitoras localizadas na zona ventricular do tubo. Durante o desenvolvimento, essa população progenitora é auto-renovada por divisão celular assimétrica, onde uma célula-filha se torna um novo progenitor e a outra deixa o ciclo celular para se diferenciar em neurônio. O neurônio recém-nascido então migra para regiões mais externas do tubo neural, iniciando o programa de diferenciação neural durante esse trajeto. Recentemente, nosso laboratório clonou o fator de transcrição Scratch2 de galinha (cScrt2) e caracterizou sua expressão durante o desenvolvimento embrionário inicial. cScrt2 é especificamente expresso no sistema nervoso central e periférico em desenvolvimento. Na medula espinhal embrionária, cScrt2 é expressa na interface entra as zonas de proliferação e diferenciação celular, onde se encontram células pós-mitóticas e indiferenciadas. Esses resultados sugerem uma possível função na ativação do programa de diferenciação neural. Neste projeto nos propomos a investigar a função específica de cScrt2 dentro do processo de diferenciação neural, através da comparação de seu campo de expressão com o de marcadores dos diferentes estágios da neurogênese e ensaios funcionais de ganho e perda de função na medula espinhal do embrião. Além disso, pretendemos investigar a importância, para a função de cScrt2, do resíduo serina78, um potencial alvo de serina-quinases conservado evolutivamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIECELI, FELIPE M.; YAN, C. Y. IRENE. RNA-Seq Analysis of Differential Gene Expression in Electroporated Chick Embryonic Spinal Cord. JOVE-JOURNAL OF VISUALIZED EXPERIMENTS, n. 93 NOV 2014. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.