Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma abordagem orientada a sistemas para otimização de escalonamento de processos em grades computacionais

Processo: 09/15338-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Rodrigo Fernandes de Mello
Beneficiário:Paulo Henrique Ribeiro Gabriel
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Computação de alto desempenho   Grades computacionais   Otimização multiobjetivo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escalonamento de Processo | Grades Computacionais | otimização multiobjetivo | Computação de Alto Desempenho

Resumo

Grades computacionais são ambientes para compartilhamento de recursos heterogêneos e distribuídos, os quais podem ser utilizados de maneira cooperativa para resolver problemas de alta demanda computacional. Esses aspectos motivaram a adoção de grades, no entanto, outros problemas surgiram com a implementação desses ambientes, tais como a proposta de padrões para protocolos de comunicação, aspectos relacionados à segurança, consistência de dados e escalonamento de processos. No contexto de escalonamento de processos, diversas políticas foram propostas, as quais tipicamente consideram a demanda de aplicações por recursos computacionais. Em geral, esses trabalhos visam reduzir o tempo de execução de tarefas. Essas abordagens, denominadas orientadas a aplicações, não avaliam, contudo, a eficiência de utilização e rendimento dos recursos disponíveis. Essa limitação motivou novos estudos no sentido de propor políticas orientadas a recursos, as quais, por sua vez, avaliam a subtilização dos mesmos. Recentemente, alguns trabalhos sugerem a combinação de ambas abordagens, dando origem às políticas orientadas a sistemas. Essas políticas, atualmente, consideram combinações e simplificações desses objetivos conflitantes, não os atendendo simultaneamente. Essa restrição motiva este plano de pesquisa a propor uma abordagem orientada a sistemas e multiobjetivo que avalia, simultaneamente, objetivos de técnicas orientadas a aplicações e a recursos por meio de suas dinâmicas comportamentais. A abordagem proposta considera séries temporais para descrever a dinâmica comportamental de processos e recursos, as quais serão utilizadas para caracterizar tendências e situações futuras, de modo a encontrar ótimos globais estáveis e, consequentemente, contribuir para o aumento de desempenho de execução de aplicações sem, contudo, subtilizar recursos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO GABRIEL, PAULO HENRIQUE; DE MELLO, RODRIGO FERNANDES. Modelling distributed computing workloads to support the study of scheduling decisions. International Journal of Computational Science and Engineering, v. 11, n. 2, p. 155-166, . (11/02655-9, 09/15338-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GABRIEL, Paulo Henrique Ribeiro. Uma abordagem orientada a sistemas para otimização de escalonamento de processos em grades computacionais. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.