Busca avançada
Ano de início
Entree

Divulgação científica e RPG: da utopia à fabulação

Processo: 09/13010-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Susana Oliveira Dias
Beneficiário:Renato Salgado de Melo Oliveira
Instituição-sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Narrativa   Ficção (literatura)   Divulgação científica

Resumo

Esse projeto se concentra em pensar um encontro entre RPG (Role Playing Game) e a divulgação científica. Se tal encontro é capaz de expurgar, de transgredir e desestabilizar discursos fixados em uma ordem prévia, ordem daquilo que é reconhecido como o bem divulgar, o bem falar sobre a ciência. Pensar o RPG como potente criador de ficções e de realidades, de ficções-realidades múltiplas.Tal encontro pode ser explorado com o sentido de refletir sobre a potência do RPG como uma ficção que fabule, Gilles Deleuze(2003) e Michel Foucault (2006), e que assim provoque um acontecimento, Deleuze (2003), ou seja, um deslocamento das idéias tradicionais que cercam o RPG e a divulgação científica. Para isso indico um estudo que passe pelas relações entre ficção e divulgação científica, mas que fujam de uma lógica de polarização; que passe pela questão da narrativa, mas problematize o lugar do narrador; que passe pela mesa de jogo, mas que busque perceber a presença e a ação dos não-humanos (dados, fichas de personagens, livros, objetos presentes no jogo). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Renato Salgado de Melo. Histórias do mar: divagação científica, biotecnologias e RPG. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.