Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos mecanismos de ação envolvidos na ação antiulcerogênica e cicatrizante do extrato etanólico obtido a partir das folhas de Terminalia catappa L. (COMBRETACEAE)

Processo: 09/13524-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Etnofarmacologia
Pesquisador responsável:Clélia Akiko Hiruma Lima
Beneficiário:Laísa Pinheiro da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cicatrização   Mecanismos de ação   Úlcera gástrica

Resumo

Terminalia catappa Linn é uma espécie comumente utilizada para arborização nas regiões tropical e subtropical. Essa espécie é comumente utilizada para tratamento de distúrbios hepáticos e desordens do trato gastrointestinal. Em estudo anterior (projeto FAPESP/IC nº 2007/59074-2) foi feita análise fitoquímica do extrato etanólico obtido a partir das folhas dessa planta que identificou a presença de compostos polifenólicos, sendo esses derivados do ácido elágico e os ácidos elágico e gálico. Além disso, a avaliação da atividade antiulcerogênica, desse mesmo extrato, feita em diversos modelos animais, mostrou uma significativa ação antiulcerogênica na dose de 100mg/Kg por via oral. A partir desses dados, esse trabalho tem como objetivo dar continuidade aos estudos iniciados com esta espécie e avaliar os mecanismos de ação envolvidos na atividade antiulcerogênica, assim como avaliar a atividade cicatrizante e também anti-Helicobacter pylori dessa planta como uma nova opção terapêutica segura e eficaz no combate a doença ulcerosa gástrica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Laísa Pinheiro da. Avaliação dos mecanismos de ação envolvidos nas atividades antiulcerogênica e cicatrizante do extrato etanólico obtido a partir das folhas de Terminalia catappa L. (COMBRETACEAE). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.