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The Lost Experience: estratégias de imersão em jogos de realidade alternada

Processo: 09/13049-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:João Carlos Massarolo
Beneficiário:Dario de Souza Mesquita Júnior
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Imersão   Narrativa   Jogos eletrônicos

Resumo

O presente projeto de pesquisa propõe-se a analisar os processos imersivos como espaços de comunicação e de exploração dos ambientes virtuais presentes nos jogos eletrônicos. A consecução desse objetivo pressupõe os seguintes objetivos operacionais: (1) Relacionar a narrativa interativa ao agenciamento entre a arquitetura dos jogos eletrônicos e os usuários; (2) Estudar e classificar os diversos fatores que contribuem para a imersão em jogos eletrônicos; (3) Investigar o conceito da mimesis em relação aos processos imersivos; (4) Analisar as diferentes formas imersivas entre os jogos Fahrenheit e Half Life 2. De natureza qualitativa e exploratória, a pesquisa pretende fazer um estudo comparativo entre os títulos Fahrenheit (2005) e Half Life 2 (2004), com o objetivo de analisar a estrutura imersiva desses jogos. Com base nas análises dos títulos e em associação com os conhecimentos advindos da leitura de obras que versam sobre as mídias interativas e com base na teoria flow, busca-se sistematizar o conhecimento dos processos imersivos que envolvem os jogadores e os ambientes proporcionados por meio dos jogos eletrônicos.Palavras-chave: Jogos eletrônicos. Mimesis. Imersão. Mídias interativas. Narrativa.

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