Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação da volumetria opto-eletrônica no brasil, tradução e validação de questionário de qualidade de vida em pacientes com linfedema

Processo: 09/13007-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:João Pedreira Duprat Neto
Beneficiário:Larissa Louise Campanholi
Instituição-sede: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Melanoma   Linfedema

Resumo

VALIDAÇÃO DA VOLUMETRIA OPTO-ELETRÔNICA NO BRASIL, TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO DE QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM LINFEDEMA Introdução: Linfedema é uma desordem crônica onde ocorre um desequilíbrio entre a demanda linfática e a capacidade do sistema em drenar a linfa, causando um aumento progressivo do volume do membro com repercussões na qualidade de vida. Justificativa: Pouco se encontra a respeito da utilização da volumetria opto-eletrônica na obtenção de volume de membros. Isto se deve ao fato do Perômetro ser um aparelho relativamente novo e ter um alto custo e os artigos que utilizaram o Perômetro serem escassos. O Perômetro utilizado no presente estudo é o primeiro da América Latina e por este motivo, pretende-se pesquisar a diferença de volume de membros em indivíduos saudáveis numa determinada população e compará-los com pacientes submetidos à linfonodectomias como tratamento para o melanoma cutâneo. Objetivos: Validar um método de diagnóstico de linfedema inédito no país e traduzir e validar um questionário de qualidade de vida em pacientes com linfedema. Casuística e método: Farão parte do estudo 50 adultos que tenham algum vínculo com o Hospital A C Camargo (grupo controle) e 100 pacientes submetidos à linfonodectomias axilares, inguinais ou pélvicas como tratamento parar o melanoma cutâneo (grupo alvo). Será feita a mensuração de volume dos membros superiores e inferiores através da perimetria manual e da volumetria opto-eletrônica (perômetro) no grupo controle e no grupo alvo, do membro superior ou inferior dependendo do local da linfonodectomia e aplicado um questionário para verificar a qualidade de vida dos pacientes com ou sem linfedema (apenas no grupo alvo). Resultados esperados: A obtenção de dados que possam demonstrar o volume dos membros de uma população assintomática para linfedema com intuito de servir de referência para a população submetida à linfonodectomia e a avaliação da qualidade de vida dos pacientes com linfedema.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPANHOLI, LARISSA LOUISE; TIMM BAIOCCHI, JAQUELINE MUNARETTO; BATISTA, BERNARDO NOGUEIRA; BERGMANN, ANKE; TAVARES GUERREIRO FREGNANI, JOSE HUMBERTO; DUPRAT NETO, JOAO PEDREIRA. greement Between Optoelectronic Volumetry and Circumferential Girth Measurements to Diagnose Lymphedema in Patients Submitted to Axillary Radical Lymphadenectomy for Treatment of Cutaneous Melanom. LYMPHATIC RESEARCH AND BIOLOGY, v. 19, n. 6 FEB 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.