Busca avançada
Ano de início
Entree

Heroínas e Vilões: Os símbolos na obra Heroes and Villains de Angela Carter.

Processo: 09/12369-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Cleide Antonia Rapucci
Beneficiário:Kátia Isidoro de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Símbolo   Classe   Ficção científica

Resumo

O projeto de pesquisa visa à análise dos símbolos presentes no romance Heroes and Villains, da escritora Angela Carter, publicado em 1969. A importância que possuem os símbolos para a obra literária se deve ao fato de que eles ultrapassam o significado estrito de um elemento, concedendo-lhe um valor outro, que pode ser subjetivo, sendo, portanto, de extrema relevância seu estudo. Por exemplo, no livro de Carter, o destaque do relógio, no princípio da trama, é notável; um objeto de pouca utilidade para a sociedade naquele momento, passa a ter, no entanto, um enorme valor para a protagonista, por ter pertencido ao seu pai, e para toda a obra, por representar mais que um objeto que marca o tempo, simbolizando também o controle patriarcal. E jogá-lo no pântano simboliza a construção de um novo espaço feminino. Uma variedade de relações que existem no romance pode ser investigada com base na semiótica, e é um dos fins deste estudo averiguá-las. Também é possível observar a crítica social e a luta travada pela autora a favor da nova postura feminina através da ficção científica.A escritora Angela Carter publicou livros de contos, drama, literatura infantil e romances, e é reconhecida mundialmente por escrever a partir de uma ótica feminista. Suas narrativas de ficção científica, como o romance Heroes and Villains, e seus textos repletos de realismo mágico também são bastante conhecidos. Porém, no Brasil, a autora ainda é pouco estudada, e o livro no qual este projeto se centra parece ser incompreendido pelo público e pela crítica. O presente estudo tenta sanar esta incompreensão e servir de suporte para futuros pesquisadores da obra e da escritora.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Kátia Isidoro de. Heroínas e Vilões: os símbolos na obra Heroes and Villains de Angela Carter. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.