Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão e análise filogenética do gênero Ectecephalina Paganelli, 2002 (Diptera: Chloropidae)

Processo: 09/12298-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Dalton de Souza Amorim
Beneficiário:Paula Raile Riccardi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/10274-9 - Limites geográficos e fatores causais de endemismo na Mata Atlântica em Diptera, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Filogenia   Sistemática   Análise cladística   Diptera

Resumo

A família Chloropidae tem distribuição mundial e é constituída de 2.863 espécies descritas. O grupo tem grande variabilidade morfológica e notável importância ecológica. Contudo, as informações biológicas que a família pode prover atualmente são limitadas dada sua taxonomia conturbada e pela carência de especialistas na família para a Neotropical. Desta forma, além de gerar um treinamento em taxonomia avançada, um estudo em Chloropidae deve permitir um avanço no conhecimento de uma família importante na fauna Neotropical de um dos grupos megadiversos. A subfamília Chloropinae foi revista taxonômica e filogeneticamente ao nível genérico em tempos recentes, permitindo um estudo ao nível específico muito adequado para um Mestrado. Foi escolhido para a análise o gênero Ectecephalina Paganelli, 2002, que atualmente conta com 10 espécies descritas e para o qual há sete espécies novas aguardando descrição. Não houve nenhuma revisão do gênero até agora nem qualquer estudo filogenético ou biogeográfico. Será realizado um estudo detalhado da terminália masculina do gênero, que mostra grande utilidade na identificação de espécies e fornece um quantidade relevante de caracteres para análises filogenéticas. O levantamento de caracteres ocorrerá tanto com espécimes emprestados do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZSP), que tem cinco das espécies descritas, e com material coletado na Floresta Atlântica no Projeto Biota-Diptera. Serão solicitados os tipos das espécies neotropicais depositados em outras instituições. A revisão contará com a descrição das espécies novas, a redescrição das conhecidas e uma discussão filogenética baseada na análise cladística dos caracteres levantados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAILE, RICCARDI PAULA; DE SOUZA, AMORIM DALTON. The Neotropical chloropine genus Ischnochlorops Paganelli 2002 (Diptera: Chloropidae), with the description of a new species. Zootaxa, v. 3750, n. 3, p. 289-294, DEC 19 2013. Citações Web of Science: 0.
RICCARDI, PAULA RAILE; AMORIM, DALTON DE SOUZA. Revision and cladistic analysis of Neotropical genus Psilochlorops Duda (Diptera: Chloropidae). Zootaxa, n. 3326, p. 37-48, MAY 28 2012. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.