Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinantes e conseqüências das infecções assintomáticas por plasmódios: estudo de base populacional na Amazônia rural brasileira

Processo: 09/12180-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Marcelo Urbano Ferreira
Beneficiário:Amanda Begosso Gozze
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epidemiologia   Malária   Infecções assintomáticas   Amazônia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazonia | Epidemiologia | Infecções assintomáticas | malária | Malária

Resumo

A malária é uma das principais endemias parasitárias brasileiras, com 460.000 casos clínicos notificados na Amazônia brasileira em 2007. O interesse crescente em compreender a epidemiologia da malária no Brasil, fornecendo subsídios para seu controle, decorre principalmente de sua elevada morbidade em populações expostas continuamente ao risco de infecção, mas a ocorrência de infecções subclínicas por plasmódios na Amazônia brasileira é outro alvo importante de investigação. Este projeto visa a investigar a epidemiologia das infecções assintomáticas por plasmódios na Amazônia rural brasileira. Objetiva: (a) estimar a prevalência de infecção assintomática por plasmódio e caracterizar fatores de risco para o desenvolvimento de sintomas na vigência de infecção malárica; (b) estimar a prevalência e fatores de risco para a presença de gametócitos em infecções sintomáticas e assintomáticas; (c) estimar o risco de infecção sintomática subseqüente, entre portadores de parasitemia assintomática e indivíduos não infectados; (d) determinar, com base em genotipagem dos parasitos, se episódios subseqüentes de malária sintomática se devem à persistência de linhagens parasitárias originalmente encontradas no portador assintomático; e (e) comparar os níveis de diversidade genética dos parasitos em infecções sintomáticas e assintomáticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA, SUSANA; GOZZE, AMANDA B.; LIMA, NATHALIA F.; BATISTA, CAMILLA L.; BASTOS, MELISSA DA SILVA; NICOLETE, VANESSA C.; FONTOURA, PABLO S.; GONCALVES, RAQUEL M.; VIANA, SUSANA ARIANE S.; MENEZES, MARIA JOSE; et al. Epidemiology of Disappearing Plasmodium vivax Malaria: A Case Study in Rural Amazonia. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 8, n. 8, . (09/52729-9, 13/23770-6, 13/17259-7, 10/51938-0, 09/12180-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOZZE, Amanda Begosso. Epidemiologia da malária de fronteira agrícola: fatores associados à infecção e doença em estudo de base populacional na Amazônia rural brasileira.. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.