Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise estrutural e geocronológica dos granitos auríferos da região sw de peixoto de azevedo (mt) - província aurífera alta floresta

Processo: 09/13330-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Ticiano José Saraiva dos Santos
Beneficiário:Emilio Miguel Junior
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Geologia estrutural   Evolução tectônica   Mineralização de ouro   Geocronologia

Resumo

A Província Aurífera Alta Floresta localiza-se na porção sul do Cráton Amazônico. Dentro desta província a região de Peixoto de Azevedo tem se constituído no principal distrito produtor de ouro da região. Vários depósitos aluvionares e de enriquecimento supérgeno já foram exauridos e atualmente inúmeros corpos de minérios aurífero primário representados por filões de quartzo, foram e vem sendo explorados por atividades garimpeiras. A mineralização em certos filões de quartzo mostram um forte controle estrutural, ocorrendo preferencialmente associadas a zonas de cisalhamento e muitos têm feições típicas dos depósitos classificados como do tipo orogenético. Adicionalmente, existem mineralizações que ocorrem na forma de disseminações e stockworks, bem como veios e vênulas alojados, sobretudo, em granitos de idade paleo a mesoproterozóica, semelhante aos depósitos do tipo Intrusion-Related Gold Systems. A perspectiva de existirem depósitos dessa categoria, com associação espacial e temporal com granitos, pode contribuir para ampliar o potencial exploratório da região. O presente projeto objetiva realizar um estudo de caracterização geológica e estrutural de alguns corpos graníticos que mantém relação espacial com depósitos auríferos, definindo sua época de posicionamento e derivação mantélica com base, respectivamente na datação U-Pb em zircão e Sm-Nd em rocha total.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Emilio Miguel. Mineralizações auríferas do lineamento Peru-Trairão Província Auríifera de Alta Floresta-MT : controle estrutural e idade U-Pb das rochas hospedeiras. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.