Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletro-Síntese de Nanopartículas Metálicas em eletrodos mdificados com Polieletrólitos Orgânicos para aplicação em estudos de Catálise Enzimática

Processo: 09/12000-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Frank Nelson Crespilho
Beneficiário:Rodrigo Michelin Iost
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Enzimas   Eletroquímica   Catálise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:catálise | enzima | Nanopartículas | Eletroquímica

Resumo

Ao se referir aos novos materiais nanoestruturados aplicados em eletroquímica, grandes variedades de dispositivos têm sido desenvolvidas para aplicação em sensores e biossensores, células a combustível e catalisadores, inclusive àqueles utilizando moléculas biológicas. Por exemplo, com os novos dispositivos híbridos envolvendo materiais inorgânicos/orgânicos e biomoléculas, diversas substâncias específicas podem ser estudadas em função da arquitetura molecular utilizada na interface eletrodo/eletrólito. Estudos recentes em bioeletroquímica enzimática indicam que a arquitetura molecular empregada leva a dispositivos cada vez mais sensíveis e seletivos, onde uma determinada espécie química e as reações biocatalíticas podem ser otimizadas. Nesse âmbito, este projeto de mestrado tem por objetivo estudar a atividade biocatalítica das enzimas álcool oxidase (AOx) e da glucose oxidase (GOx) quando imobilizadas na superfície de um eletrodo de ITO (vidro recoberto com óxido de estanho e índio) modificado com polieletrólitos orgânicos, onde nanopartículas de ouro (AuNp) serão utilizadas com intuito de criar uma interface eletroativa capaz de promover a transferência de carga entre o cofator enzimático e a superfície do eletrodo. Diversas estratégias serão adotadas para a preparação dos eletrodos, como descrito ao longo do projeto. Com este plano de trabalho, pretende-se contribuir para compreensão de novos sistemas enzimáticos imobilizados na presença de nanocompósitos. Além disso, o projeto permitirá que o candidato aperfeiçoe seus conhecimentos, quando terá contato com novas técnicas laboratoriais para a síntese das nanoestruturas, além de utilizar técnicas de caracterização de biomateriais e materiais nanoestruturados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGO M. IOST; MARCCUS V.A. MARTINS; FRANK N. CRESPILHO. Dendritic Gold Nanoparticles Towards Transparent and Electroactive Electrodes. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 91, n. 4, . (15/16672-3, 09/12000-0, 13/04663-4, 13/14262-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.