Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de propriedades elétricas em sistemas orgânicos e inorgânicos correlacionados

Processo: 09/11651-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Lygia Christina de Moura Walmsley
Beneficiário:Igor Fier
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Polímeros condutores   Sistemas fortemente correlacionados   Propriedades elétricas

Resumo

Amostras condutoras de polianilinas dopadas com plastificantes, obtidas por meio da colaboração com pesquisadores do CEA, em Grenoble, na França, serão o objeto desse estudo. Medidas elétricas, incluindo técnicas a.c. e d.c. serão conduzidas no Laboratório de Medidas Elétricas, na UNESP de Rio Claro, sob coordenação da Dra. Lygia Walmsley (orientadora). Medidas de magnetoresistência serão conduzidas no Laboratório do Grupo de Propriedades Ópticas e Magnéticas de Sólidos, no IFGW, UNICAMP, sob a coordenação do Dr. Pascoal Pagliuso (co-orientador). Pretende-se também investigar a influência da pressão nas propriedades de transporte desses polímeros, que apresentam alta anisotropia entre as condutividades transversal e superficial.Ademais, serão estudadas as propriedades elétricas do sistema multiferróico BiMn2O5, com as amostras fornecidas por meio da colaboração com o Dr. Eduardo Granado (IFGW/Síncrotron). Esse estudo, iniciado durante o estágio de IC com bolsa da FAPESP (proc. no. 07/08054-1) pelo candidato no período de 2007 a 2009, permitiu obter informações totalmente novas a respeito do comportamento da constante dielétrica desse material em altas temperaturas. Todo o aparato experimental montado durante o estágio de IC será aplicado às técnicas desenvolvidas neste projeto, e métodos complementares serão implementados, constituindo uma ampla gama de possibilidades, que poderão fornecer mais informações sobre o comportamento elétrico dessa classe de materiais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIER, Igor. Estudo de propriedades elétricas em sistemas orgânicos e inorgânicos correlacionados. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.