Busca avançada
Ano de início
Entree

Membranas de celulose contendo colóides metálicos - Propriedades e Aplicações

Processo: 09/11590-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Sidney José Lima Ribeiro
Beneficiário:Moliria Vieira dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Luminescência   Celulose bacteriana   Química de materiais

Resumo

A celulose bacteriana (CB) obtida de meio de cultura da bactéria Acetobacer xylinum é quimicamente pura, hidrofílica e com cristalinidade superior à celulose vegetal. Essas propriedades aliadas a estrutura tridimensional nanométrica conferem uma amplo leque de aplicações que vão desde a indústria de papel e têxtil até a indústria alimentícia. Na área médica destaca-se a aplicação como substituto temporário da pele no tratamento de queimados e feridas de difícil cicatrização. A CB é ainda uma excelente matriz para incorporação de colóides metálicos ou dielétricos. Colóides de prata e ouro são bastante promissores devido as propriedades ópticas que são base para alguns efeitos interessantes como o intensificação de linhas Raman (efeito SERS) e da luminescência de ions lantanídeos, ambos devido a interação com plasmons da superficie metálica. O objetivo desse trabalho é a preparação de membranas de celulose bacteriana contendo nanopartículas de prata e ouro de morfologia controlada e o estudo de suas propriedades ópticas e aplicações na intensificação de espectros Raman e de luminescência de espécies adsorvidas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Moliria Vieira dos. Nanocompósitos baseados em celulose bacteriana para aplicações ópticas. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Química. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.