Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabelecimento do dominio apical do placoide do cristalino durante a embriogenese ocular.

Processo: 09/52884-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Chao Yun Irene Yan
Beneficiário:Ricardo Moraes Borges
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citoesqueleto

Resumo

Morfologicamente, a formação do cristalino de vertebrados se inicia com as células cúbicas do ectoderme pré-cristalino alongando-se no sentido apicobasal e tornando-se prismáticas, para formar o placóide do cristalino. A transição ecotodedrme/placóide do cristalino é observada também no nível molecular. Dados do nosso projeto de mestrado mostram que filamentos de actina/miosina estão presentes de modo homogêneo ao longo do eixo apicobasal das células do ectoderme pré-cristalino e com a formação do plocóide, estas células acumulam actina/miosina na porção apical. Para que filamentos de actina/miosina possam se concentrar na porção apical do cristalino durante a transição ectoderme/placóide, portanto, as células do ectoderme pré-cristalino devem interpretar corretamente a sinalização que define os pólos basal e apical. Sabe-se que Shroom3/Rock são necessários para que os filamentos de actina/miosina sejam concentrados na porção apical do placóide do cristalino, mas Shroom3, em si, não é suficiente para definir o eixo apicobasal celular, uma vez que Shroom3 perde a capacidade de concetrar actina/miosina em células sem o eixo apicobasal previamente definido. Neste projeto iremos investigar se a proteína Par3 é a responsável pela definição do domínio apical das células durante a transição ectoderme/placóide do cristalino, servindo como sinalização a montante de Shroom3/Rock para o correto posicionamento de actina/miosina na porção apical do placóide, e desta forma, estabelecer a hierarquia na sinalização que leva à morfogênese do cristalino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES, RICARDO MORAES; PRESSINOTTI, LEANDRO NOGUEIRA; MARCUS, FRANCISCO ALBERTO; IUNES, RENATA STECCA; ALEIXO, VICTOR MANUEL; LIMA PORTELA, TANIA CRISTINA; SHIMADA BORGES, JOAO CARLOS; BERGAMO, ALESSANDRO SPINDOLA; ALVES DE LIMA, ANGELA PAULA; MACHADO CUNHA DA SILVA, JOSE ROBERTO. Histological organization of intestinal villi in the crocodilian caiman yacare (Daudin, 1802) during dietary lipid absorption. ZOOMORPHOLOGY, v. 137, n. 3, p. 419-432, SEP 2018. Citações Web of Science: 0.
BORGES, RICARDO MORAES; PRESSINOTTI, LEANDRO NOGUEIRA; ALEIXO, VICTOR MANUEL; SHIMADA BORGES, JOAO CARLOS; BERGAMO, ALESSANDRO SPINDOLA; IUNES, RENATA STECCA; MACHADO CUNHA DA SILVA, JOSE ROBERTO. Dietary lipid absorption and lipoprotein secretion by the intestine of the crocodilian Caiman yacare (Daudin, 1802). ZOOMORPHOLOGY, v. 135, n. 2, p. 217-231, JUN 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Ricardo Moraes. Descrição histológica e ultra-estrutural da absorção de óleo de soja pelo intestino do jacaré do pantanal (Caiman yacare, Daudin, 1802).. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.