Busca avançada
Ano de início
Entree

Elementos Identitários e Controversos na Construção da Imagem do Imperador Augusto nas Obras de Velleius Paterculus, Plutarco de Queronéia e Caio Suetônio Tranqüilo.

Processo: 09/10941-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Margarida Maria de Carvalho
Beneficiário:Natália Frazão José
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):História antiga

Resumo

A construção da imagem do Princeps Ideal em torno da figura de Augusto é algo muito estudado pela historiografia atual. Obras como a Eneida de Virgílio e muitos escritos de Horácio, de escritores contemporâneos a Otávio Augusto, são usadas como referências desta propaganda política, militar, social e ideológica do Principado Romano. Notam-se, a partir de obras como estas, as construções em torno da imagem de Augusto e o uso desta, para legitimar o novo sistema político que surgia em Roma. Ainda, durante este processo de legitimação e propaganda, foi-nos possível perceber como se dá a utilização de imagens de grandes personagens públicos romanos, tais como Júlio César e Marco Antônio, e como é construída a representação de Augusto, como Princeps Ideal, em torno de semelhanças e diferenças destes personagens.Sendo assim, nosso objetivo nesta presente pesquisa é analisar como se criou a representação do Princeps Ideal em torno da imagem de Augusto, a partir da oposição das figuras de Júlio César e Marco Antônio. Para tanto, selecionamos obras de períodos e gêneros narrativos distintos, a fim de, com isso, conseguirmos um entendimento mais amplo acerca do período analisado. Trata-se das obras de Velleius Paterculus, História Romana, duas biografias de Plutarco, Vida de César e Vida de Antônio, presentes na obra Vidas Paralelas e duas biografias - Caio Júlio César e Otávio César Augusto - de Suetônio, presentes em sua obra A Vida dos Doze Césares.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JOSÉ, Natália Frazão. A construção da imagem do imperador Augusto nas obras de Veléio Patérculo, Plutarco e Suetônio. 2012. 257 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.