Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do envolvimento de células T reguladoras na hanseníase humana

Processo: 09/10247-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Ana Paula Campanelli
Beneficiário:Hayana Ramos Lima
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Mycobacterium leprae   Hanseníase   Linfócitos T reguladores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células T reguladoras | citocinas anti-inflamatórias | Hanseníase | Mycobacterium leprae | Regulação Imunológica

Resumo

Embora o sistema imune seja capaz de eliminar diversos patógenos com os quais é desafiado, alguns destes, como por exemplo, Leishmania major, Mycobacterium tuberculosis, HIV e Mycobacterium leprae, podem estabelecer infecções latentes em seus hospedeiros mamíferos, ocasionando conseqüências graves relacionadas à reativação da doença e manutenção dos reservatórios da infecção. Atualmente, especial atenção tem sido dada a uma população de células T de fenótipo CD4+CD25+, que suprimem ativamente a resposta imune a antígenos próprios e antígenos tumorais. Tais células, denominadas T reguladoras (Treg), inibem o desenvolvimento de doenças auto-imunes, assim como controlam a resposta inflamatória a bactérias, vírus, parasitas e fungos, contribuindo para a persistência do agente infeccioso. Até o momento nenhum trabalho na literatura correlacionou a presença de células T reguladoras com o desenvolvimento das diferentes apresentações da hanseníase humana. Assim, o presente estudo visa a avaliar a possível participação de células Treg no controle da resposta imune durante a infecção por M. leprae. Em suma, os objetivos do presente projeto são:1-Avaliar a presença de células T reguladoras em biópsias e sangue periférico de pacientes com hanseníase tuberculóide e virchoviana. 2-Caracterizar as células Treg presentes nas lesões de pacientes com hanseníase quanto à produção de citocinas e a expressão de receptores de superfície.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Hayana Ramos. Análise do envolvimento de células T reguladoras na hanseníase. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.