Busca avançada
Ano de início
Entree

Autoavaliação de competências e problemas de comportamento entre adolescentes brasileiros: um estudo de validação do inventário de autoavaliação para jovens (YSR/2001)

Processo: 09/10079-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Beneficiário:Marina Monzani da Rocha
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Autoavaliação   Comportamento do adolescente   Jovens   Adolescentes   Brasileiros   Equipamentos e provisões
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | avaliação comportamental | competências | Inventário de Auto-Avaliação para Jovens (YSR) | Problemas de comportamento | validação | Avaliação e Prevenção

Resumo

Compreender os problemas pelos quais os jovens podem passar durante a adolescência é um desafio para os profissionais da saúde mental. O "Inventário de Autoavaliação para Jovens" (YSR) foi elaborado visando facilitar a participação do adolescente de 11 a 18 anos no processo de avaliação dos seus comportamentos. Diversos estudos têm sido realizados buscando validar as versões do YSR elaboradas para o uso em países com línguas e culturas diferentes da norte-americana, onde o inventário foi elaborado. O presente estudo tem como objetivo principal validar a versão brasileira do YSR. Para cumprir esse objetivo geral, contamos com os seguintes objetivos específicos: a) analisar as respostas dadas aos itens do inventário, realizando uma análise fatorial confirmatória, de maneira a verificar se as oito escalas-síndromes empiricamente baseadas encontradas no estudo original de validação do YSR são semelhantes no Brasil; b) checar as semelhanças e diferenças encontradas nas respostas aos inventários em função do sexo, idade, nível sócio-econômico e região onde o inventário foi aplicado; variáveis reconhecidas por influenciar o tipo de problema e a frequência com que ele é relatado, e que permitirão a elaboração de normas de referência padronizadas; c) realizar um estudo epidemiológico sobre os problemas comportamentais e emocionais dos adolescentes brasileiros, que irá permitir reflexões com relação às necessidades de programas de prevenção ou intervenção psicológica com enfoque naquilo que foi encontrado na população estudada; d) verificar a validade transcultural do inventário, comparando os dados obtidos pelos adolescentes brasileiros com os de adolescentes de diversos outros países. Jovens encaminhados para atendimento psicológico em serviços-escola de Psicologia de 11 cidades do país serão convidados a responder ao inventário e farão parte do grupo "encaminhados". Adolescentes da população escolar serão convidados a responder ao questionário durante uma aula do período escolar em escolas públicas e particulares das mesmas 11 cidades brasileiras. Aqueles que afirmarem terem sido encaminhados para serviços de saúde mental nos últimos 12 meses serão agrupados com os adolescentes "encaminhados", enquanto que os demais farão parte do grupo "não-encaminhados". Os adolescentes irão responder também às questões do "critério Brasil" para conhecermos o nível econômico dos participantes. A análise estatística dos resultados deve seguir os procedimentos metodológicos realizados pelos autores do inventário no estudo original. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Marina Monzani da. Evidências de validade do \Inventário de Autoavaliação para Adolescentes\ (YSR/2001) para a população brasileira. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.