Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso do S-TOFHLA em pacientes com Doença de Alzheimer leve e comprometimento cognitivo leve como medida da avaliação ao alfabetismo funcional

Processo: 09/06475-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Sonia Maria Dozzi Brucki
Beneficiário:Maira Okada de Oliveira
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comprometimento cognitivo leve   Doença de Alzheimer   Neuropsicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetismo Funcional | Comprometimento cognitivo leve | Doença de Alzheimer | S-Tofhla | Neuropsicologia

Resumo

No Brasil os idosos representam atualmente 8,6% da população, sendo uma população de risco para o desenvolvimento de comprometimento cognitivo. A maior dificuldade no diagnostico de perdas cognitivas na nossa população é sua heterogeneidade educacional, com um espectro que vai do analfabetismo, analfabetismo funcional até os escolarizados com diferentes graus de alfabetização mesmo com o mesmo grau de escolarização. Objetivos: Verificar se existe comprometimento no S-TOFHLA em indivíduos com DA Leve e CCL comparados a controle saudáveis Correlacionando o desempenho do S-TOFHLA à Avaliação Neuropsicológica e aos escores alcançados no teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e nos subtestes vocabulário e cubos do WAIS-III como medida de nível intelectual estimado. Métodos: Serão avaliados 30 pacientes alfabetizados com diagnóstico de DA provável, 30 com o diagnóstico de CCL e 30 cônjuges ou acompanhantes de pacientes, ou voluntários pertencentes à comunidade sem queixas de memória e depressão e que sejam independentes em suas atividades de vida diária, todos com idade igual ou maior que 60 anos. Acreditamos que o S-TOFHLA será de utilidade para determinação da medida de nível de alfabetização de forma mais adequada do que o número de anos de escolaridade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, MAIRA OKADA; NITRINI, RICARDO; YASSUDA, MNICA SANCHES; DOZZI BRUCKI, SONIA MARIA. Vocabulary Is an Appropriate Measure of Premorbid Intelligence in a Sample with Heterogeneous Educational Level in Brazil. BEHAVIOURAL NEUROLOGY, . (09/06475-5)
DE OLIVEIRA, MAIRA OKADA; NITRINI, RICARDO; DOZZI BRUCKI, SONIA MARIA. The S-TOFHLA as a Measure of Functional Literacy in Patients with Mild Alzheimer's Disease or Mild Cognitive Impairment. ARCHIVES OF CLINICAL NEUROPSYCHOLOGY, v. 29, n. 3, p. 269-277, . (09/06475-5)
DE OLIVEIRA, MAIRA OKADA; NITRINI, RICARDO; YASSUDA, MNICA SANCHES; DOZZI BRUCKI, SONIA MARIA. Vocabulary Is an Appropriate Measure of Premorbid Intelligence in a Sample with Heterogeneous Educational Level in Brazil. BEHAVIOURAL NEUROLOGY, v. 2014, p. 6-pg., . (09/06475-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Maira Okada de. Uso do S-TOFHLA em pacientes com doença de Alzheimer leve e comprometimento cognitivo leve como medida da avaliação ao analfabetismo funcional. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.