Busca avançada
Ano de início
Entree

Aproximações, diferenciações e embates entre a produção do Rio de Janeiro e de São Paulo nas revistas de arquitetura (1945-1965)

Processo: 09/06758-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:José Tavares Correia de Lira
Beneficiário:Paula Gorenstein Dedecca
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura moderna   História da arquitetura   Modernismo   Periódicos   Rio de Janeiro   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquitetura moderna | critica de arquitetura | Modernismo | Periódicos | São Paulo | historia da arquitetura moderna brasileira

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo estudar as mudanças no pensamento e na produção de arquitetura em São Paulo, no período de 1945 a 1965, visando entender a formação do que se convencionou chamar de "escola paulista" de arquitetura. Tem como método, buscar a construção desta identidade nas suas relações e conflitos com a produção canônica de arquitetura moderna brasileira centrada no Rio de Janeiro, através de uma análise das articulações históricas entre estas duas vertentes nos seus processos de constituição e diferenciação recíprocas, buscando compreender os espaços, mecanismos e conteúdos de intermediação, diálogo e divergência. Será analisado e qualificado o processo que se inicia com a constituição de um intercâmbio entre Rio de Janeiro e São Paulo e a recepção desta arquitetura carioca na imprensa especializada paulistana, buscando chegar à compreensão das expressões de ruptura com os consensos dominantes e a formulação de novas proposições. Propõem-se como fonte primária a pesquisa em periódicos especializados, sobretudo paulistas e por vezes cariocas, e seus textos, imagens e projetos publicados. Paralelamente, correrá um estudo de bibliografia complementar de forma a traçar o respectivo nexo histórico, cultural - político - econômico. Busca-se mais do que traçar uma história de personagens individuais e expressões paradigmáticas, montar o campo e entender a amplitude e complexidade das discussões então em pauta, de forma a colaborar para a montagem desta trama ainda em construção. Por outro olhar, trata-se de compreender os caminhos da crítica de arquitetura e da construção de um pensamento, seus meios, formas, alcances e objetivos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DEDECCA, Paula Gorenstein. Sociabilidade, crítica e posição: o meio arquitetônico, as revistas especializadas e o debate do moderno em São Paulo(1945-1965). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.