Busca avançada
Ano de início
Entree

A Periferia de "Nosotros": o cinema anuncia a revolução na América Latina em "La Hora de los Hornos", de Fernando Solanas.

Processo: 09/04593-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Jordão Machado
Beneficiário:Artur Sinaque Bez
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Documentário   Neo-realismo

Resumo

Neste trabalho busca-se analisar a idéia de revolução latino-americana promulgada através da obra cinematográfica documental La Hora de Los Hornos (1966-1968), do cineasta argentino Fernando Ezeqeuiel Solanas, bem como o diálogo estabelecido com outros autores, evidenciado no próprio filme, em que se utilizou de várias sequências pertencentes a outras películas também latino-americanos produzidas nas décadas de 1950-1960. Entre os autores citados por Solanas destacaremos o argentino Fernando Birri, e o brasileiro León Hirszman.Também se pretende investigar o papel político atribuído à figura do cineasta desde a criação do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC), em 1960, assim como o processo de incorporação das premissas referentes a esta instituição por parte dos cineastas de Brasil e Argentina. Acima de tudo, a pretensão desta pesquisa é buscar um melhor esclarecimento das posições políticas e estéticas de cada cineasta. A partir daí, delimitar as aproximações e afastamentos que permeiam o conjunto de realizadores e obras denominado Nuevo Cine Latinoamericano.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BEZ, Artur Sinaque. A periferia de “nosotros”. O debate sobre o documentarismo na América Latina: uma análise do filme La Hora de los hornos (1968). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.