Busca avançada
Ano de início
Entree

Gestão Democrática da Escola na Perspectiva da Aprendizagem Dialógica

Processo: 09/04854-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Celso Luiz Aparecido Conti
Beneficiário:Tatiane Cristina Bianchini
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão democrática da educação   Administração escolar

Resumo

Esta pesquisa articula-se intimamente com o Projeto Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola (FAPESP - processo no 07/52610-6), constituindo-se, portanto, como mais uma ação vinculada, do ponto de vista teórico e prático, às atividades do Núcleo Integrado de Ação Social e Educativa (NIASE - UFSCar). Ela tem por objetivo identificar o nível de aproximação entre os pressupostos teóricos relativos à gestão democrática da escola presentes na produção bibliográfica selecionada e a racionalidade comunicativa, base do projeto Comunidades de Aprendizagem. Dado que se trata de pesquisa teórica, a metodologia prevê leituras, elaboração de resenhas e discussões com o grupo maior de pesquisadores com a finalidade de propor a diversidade de olhares sobre a temática. Propõe-se, inicialmente, selecionar a produção acadêmico-científica dos últimos cinco anos na área educacional, encontrada nos principais periódicos de circulação nacional. O critério de escolha dos artigos se dará por meio de palavras-chave relacionadas ao tema da gestão democrática. Posteriormente, será feito um estudo aprofundado do conceito de racionalidade comunicativa, com o apoio da produção teórica do grupo de pesquisadores do NIASE e do CREA. Por fim, serão relacionados os pressupostos apresentados na bibliografia selecionada com os pressupostos da racionalidade comunicativa, que dão base ao projeto Comunidades de Aprendizagem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)