Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das bases moleculares envolvidas no efeito lipolítico do hormônio tireoideano no tecido adiposo branco

Processo: 09/04832-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Maria Tereza Nunes
Beneficiário:Carlos Flores Rodrigues Júnior
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Receptores adrenérgicos beta   Hormônios tireóideos   Lipólise   Perilipinas   Fisiologia endócrina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atgl | Hormônio tireoidiano | Lhs | Lipólise | Perilipinas | receptores beta adrenérgicos | fisiologia endocrina

Resumo

Os hormônios tiroidianos exercem um reconhecido e potente efeito lipolítico no Tecido Adiposo Branco (TAB); no entanto pouco se conhece acerca dos mecanismos moleculares envolvidos nessas ações. Sabe-se que os principais efetores da ação lipolítica nesse tecido são a lipase hormônio sensível (LHS) e a lipase dos triglicerídeos específica dos adipócitos (ATGL), as quais hidrolizam os triglicerides em ácidos graxos e glicerol. Outros componentes envolvidos na atividade lipolítica são os receptores beta adrenérgicos, que ao reconhecerem os seus ligantes, elevam o conteúdo de AMPc intracelular, com subseqüente aumento da atividade da PKA, e as perilipinas, proteínas que envolvem os adipócitos, formando uma barreira protetora contra a ação LHS e ATGL, de modo que precisa ser hidrolizada para que a LHS e ATGL possam exercer seu efeito lipolítico. Sabe-se que os hormônios tiroidianos aumentam a expressão dos receptores beta adrenérgicos em vários tecidos, podendo exercer parte do seu efeito lipolítico por meio desse mecanismo. Com relação à ação dos HT sobre a LHS, os trabalhos são escassos e inconclusivos; menos ainda se sabe sobre o seu efeito sobre a ATGL e a peripilina. Considerando a importância do tecido adiposo na homeostase energética e como fonte de citocinas, muitas das quais envolvidas na instalação de resistência insulínica, e que as ações lipolíticas dos HT têm sido muito pouco exploradas, pretendemos investigar, em ratos se os HT interferem com a expressão da LHS, ATGL, Perilipinas, bem como sobre os receptores beta adrenérgicos, no tecido adiposo branco, o que poderia ampliar o campo de conhecimentos sobre os seus efeitos lipolíticos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES JÚNIOR, Carlos Flores. Estudo das bases moleculares envolvidas no efeito lipolítico do hormônio tireoidiano no tecido adiposo branco.. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.