Bolsa 09/04180-8 - Teatro, Sigmund Freud - BV FAPESP
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O absurdo do teatro: Endgame e os limites da dramaturgia

Processo: 09/04180-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Fabio Akcelrud Durão
Beneficiário:Tauan Fernandes Tinti
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Teatro   Sigmund Freud   Walter Benjamin   Samuel Beckett
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Luto e melancolia | Samuel Beckett | Sigmund Freud | teatro | Tragédia e Trauerspiel | Walter Benjamin | Teatro do século XX

Resumo

O presente trabalho busca situar Endgame, de Samuel Beckett, em uma posição-limite das possibilidades da dramaturgia, em consonância com a leitura que Theodor Adorno (1982) faz da peça, ao declarar que nela se apresenta o resultado da história, sua decadência. Para tanto, fazemos uso de uma construção teórica calcada principalmente no cruzamento entre a caracterização que Walter Benjamin (2004) elabora do drama trágico alemão, em que tanto o luto quanto a melancolia têm um papel preponderante, e as reflexões psicanalíticas de Sigmund Freud (1986 [1917]) sobre esses dois estados psíquicos. No giro teórico aqui proposto, o apego extremo aos objetos que caracteriza a disposição melancólica do drama trágico relaciona-se a uma perda das possibilidades do tempo da tragédia, que é definida, para Benjamin, a partir do sacrifício fundador do herói, e esse mesmo apego extremo impossibilita a realização de um trabalho de luto. Ainda de acordo com Benjamin, outro aspecto fundamental do drama trágico é a apresentação de um acúmulo de catástrofes contrário à idéia de progresso geral da humanidade, o que é refratado na situação "pós-catastrófica" de Endgame, onde nenhuma possibilidade de mudança é admitida. Assim, nossa hipótese situa a peça de Beckett nos limites da dramaturgia, sendo construída a partir de um vazio de sentido e funcionando como uma espécie de epílogo à sombra da tragédia sobre a representação dramática. Desse modo, propomos que Endgame reconfigura as tradições dramática e crítica a partir do limite que cria, e é nosso intuito verificarmos como a peça se comporta com relação aos impasses que ela própria assinala.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TINTI, Tauan Fernandes. Endgame no limite da interpretação. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.

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