Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do Canal Incisivo por meio de Tomografia Volumétrica

Processo: 09/03758-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Izabel Regina Fischer Rubira Bullen
Beneficiário:Thaís Sumie Nozu Imada
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Implantes dentários   Estomatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Canal Incisivo | cone-beam | implante dentário | Planejamento pré-cirúrgico | Região interforaminal | tomografia computadorizada volumétrica | Estomatologia

Resumo

A região anterior da mandíbula abriga muitas intervenções cirúrgicas e o canal incisivo é um reparo anatômico muitas vezes negligenciado, mesmo que a sua lesão possa causar insucesso ou sensibilidade e hemorragias pós-operatórios. Sua visualização nos métodos de radiografia convencionais é insatisfatória e ela é pouco estudada sob o ponto de vista radiográfico que ofereça a terceira dimensão que daria mais detalhes a imagem. Este projeto tem como objetivo estudar o canal incisivo presente na região anterior da mandíbula por meio da tomografia computadorizada volumétrica ou feixe cônico (TCFC). A TCFC oferece a obtenção da imagem do canal incisivo em três dimensões permitindo um completo estudo do seu trajeto e morfologia. O grupo de estudo consistirá em 100 exames de mandíbula de pacientes adultos realizados por meio de tomografia volumétrica (equipamento i-CAT) obtidos dos arquivos de imagem do Departamento de Estomatologia de Bauru. Essa análise compreenderá reconstruções parasagitais e panorâmicas para analisar a presença, a localização e o diâmetro dos canais incisivos bilateralmente a partir dos forames mentuais até a linha média mandibular. Os resultados serão analisados estatisticamente usando o Teste de Mann-Whitney, p<0.05 (lado direito x lado esquerdo do mesmo paciente) para os índices positivo e negativo. O estudo do comprimento do canal incisivo será usado Teste T-pareado, p<0.05 (lado direito x esquerdo do mesmo paciente). Relação dos resultados com idade e sexo, serão submetidos a ANOVA/Tukey p<0.05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
IMADA, Thaís Sumie Nozu. Estudo do canal incisivo por meio da tomografia volumétrica. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.