Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da Maturação in vitro antes ou após o congelamento por vitrificação de oócitos bovinos imaturos em relação à qualidade oocitária e incidência de aneuploidias

Processo: 09/04102-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Ana Carolina Japur de Sá Rosa e Silva
Beneficiário:Daiane Lopes Bulgarelli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Maturação in vitro   Reprodução humana   Vitrificação   Oócitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:maturação in vitro | oócitos | qualidade oocitária | Vitrificação | Reprodução Humana

Resumo

INTRODUÇAO: a criopreservação de oócitos necessita de estimulação ovariana a fim de maximizar o número de oócitos recrutados. Assim sendo, pacientes jovens que serão submetidas à quimioterapia necessitam adiar o início do tratamento oncológico para a realização da estimulação ovariana controlada. Uma alternativa proposta para minimizar o tempo de indução e reduzir os custos é a punção dos oócitos ainda imaturos, aplicação de técnicas de maturação in vitro (MIV) e associados à criopreservação destes gametas. OBJETIVO: avaliar qual seqüência de procedimentos entre a maturação in vitro e a criopreservação pelo método de vitrificação apresenta o melhor resultado na preservação de oócitos de bovinos, ou seja; criopreservação seguida de Maturação in vitro ou Maturação in vitro seguida de criopreservação. MATERIAL E MÉTODOS: Serão utilizados ovários de vacas abatidas em matadouro, onde serão selecionados para aspiração os folículos apresentando entre dois e oito mm de diâmetro, boa vascularização e coloração do fluido folicular. Os oócitos imaturos (estágio de vesícula germinativa) serão selecionados para a maturação in vitro ou vitrificação através do aspecto do ooplasma e das células do cumulus oophorus, onde serão divididos em três grupos. O primeiro grupo será o grupo controle (GC) constituído de oócitos em estágio de vesícula germinativa não vitrificados e não submetidos à maturação in vitro (sem intervenção); o segundo grupo será constituído de oócitos vitrificados imaturos (VG), descongelado após sete dias e submetidos à maturação in vitro (Grupo I), as avaliações serão feitas após o congelamento-descongelamento (Grupo IA) e após a maturação in vitro (Grupo IB). E o terceiro grupo será constituído de oócitos obtidos imaturos, maturados in vitro por 24 horas e posteriormente vitrificados, sendo descongelado após sete (Grupo II), as avaliações serão feitas após a maturação in vitro (Grupo IIA) e após .o congelamento-descongelamento (Grupo IIB). Os oócitos serão avaliados quanto à morfologia e incidência de aneuploidias utilizando-se a microscopia óptica, microscopia de polarização e técnica da orceína acética.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BULGARELLI, DAIANE L.; VIREQUE, ALESSANDRA A.; PITANGUI-MOLINA, CAROLINE P.; SILVA-DE-SA, MARCOS F.; DE SA ROSA-E-SILVA, ANA CAROLINA J.. Reduced competence of immature and mature oocytes vitrified by Cryotop method: assessment by in vitro fertilization and parthenogenetic activation in a bovine model. ZYGOTE, v. 25, n. 2, p. 222-230, . (09/04102-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BULGARELLI, Daiane Lopes. A vitrificação de oócitos bovinos prejudica sua capacidade reprodutiva, independente do estadio de maturação. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.