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Análise funcional dos desempenhos sociais de crianças cegas incluídas em escola regular

Processo: 09/04020-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Priscila Haanwinckel Junqueira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Inclusão escolar   Habilidades sociais   Crianças com deficiência   Transtornos da visão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise funcional do comportamento | Competência social | deficiência visual | habilidades sociais | inclusão escolar | Desenvolvimento do indivíduo com deficiência

Resumo

Pesquisas apontam que crianças com deficiência visual podem apresentar comportamentos de isolamento e outras dificuldades de interação social que comprometem o processo de inclusão escolar. O campo teórico-prático das habilidades sociais mostra que estas podem se caracterizadas como comportamentos pró-inclusivos em oposição aos anti-inclusivos e a freqüência de ambos depende das condições interativas de ensino dispostas pelo professor. Por isso, torna-se importante estudar a interação social das crianças cegas no ambiente escolar, principalmente por meio da observação direta. A literatura aponta para uma carência de estudos de observação de habilidades sociais e da competência social. A observação direta das crianças com deficiência visual em ambiente natural provê informações importantes para se efetuar uma análise funcional dos comportamentos pró e anti-inclusivos e das condições que favorecem ou dificultam o processo de inclusão. Essa análise pode ser complementada por dados de relato obtidos com diferentes pessoas, inclusive por meio do auto-relato. Este estudo tem como objetivos: (a) descrever funcionalmente os comportamentos observáveis pró e anti-inclusivos de crianças cegas incluídas em Escola Regular, identificando condições antecedentes e conseqüentes a elas relacionadas e; (b) relacionar os comportamentos pró e anti-inclusivos a habilidades sociais e problemas de comportamento, respectivamente. Para isto, serão utilizados o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR) como forma de colher informações sobre os comportamentos das crianças por meio dos pais, professores e auto-relato; a Classificação de comportamentos pró e anti-inclusivos, e; filmagens de atividades selecionadas em sala de aula. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva e análise funcional do comportamento. (AU)

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