Busca avançada
Ano de início
Entree

Propostas de recuperação de áreas peri-urbanas erodidas com base em parâmetros hidrológicos e geomorfológicos

Processo: 09/03669-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Cenira Maria Lupinacci
Beneficiário:Dener Toledo Mathias
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Recursos hídricos   Planejamento ambiental   Drenagem urbana   Geomorfologia   Erosão

Resumo

O presente trabalho objetiva contribuir ao entendimento acerca da dinâmica de processos erosivos com o intuito de fornecer subsídios à projeção de equipamentos adequados à situação imperante sobre determinada área. Foi escolhido como estudo de caso a bacia do córrego Tucunzinho - São Pedro (SP), por apresentar inúmeras formas erosivas aceleradas, nos mais diferentes estágios de evolução, fenômeno muito comum em várias cidades paulistas de porte médio. A metodologia se fundamentará na Teoria Geral dos Sistemas aplicada à geografia e as técnicas empregadas envolverão o cálculo de parâmetros hidrológicos e geomorfológicos, com base em dados experimentais de campo e o tratamento de informações em ambiente SIG, o que proporcionará uma análise integrada do fenômeno. Tem-se como hipótese de trabalho - problematização, intervenção e prevenção - que os problemas de degradação em áreas peri-urbanas são motivo de crescente preocupação por parte da administração pública, uma vez que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Destacam-se aqueles associados aos processos erosivos, cuja gênese encontra-se vinculada sobretudo à predisposição das terras à sofrerem tais processos e à falta de um planejamento urbano adequado. Na maioria das vezes, a infra-estrutura urbana, além de ser bastante tradicional, é implantada em descompasso com as características físico-ambientais, causando impactos nas áreas de entorno das cidades. Considera-se de suma importância, a partir do conhecimento dos atributos físicos e antrópicos inerentes à uma área degradada, elaborar planos de recuperação visando a minimização e/ou contenção dos problemas erosivos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DENER TOLEDO MATHIAS; CENIRA MARIA LUPINACCI; RODRIGO BRAGA MORUZZI. Distribuição das taxas de infiltração em áreas afetadas por processos erosivos acelerados e recobertas por materiais antropogênicos. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 23, n. 5, p. -, Out. 2018.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATHIAS, Dener Toledo. Propostas de recuperação de áreas peri-urbanas erodidas com base em parâmetros hidrológicos e geomorfológicos : Córrego Tucunzinho (São PedroSP). 2011. 128 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.