Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo de educação em saúde: ações da teleducação para a inclusão do deficiente

Processo: 09/03362-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Luciana Paula Maximino
Beneficiário:Mirela Machado Picolini
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Telemedicina   Educação a distância

Resumo

O objetivo deste estudo é a elaboração de um programa de capacitação para alunos do ensino fundamental, visando à promoção da saúde e a inclusão do deficiente no âmbito escolar, utilizando-se de recursos da telemática e da teleducação interativa. Participarão deste estudo duas escolas do município de Bauru, sendo uma pública e uma privada. Cada escola selecionará 15 alunos, com idade entre 13 e 14 anos, cursando o 9º ano do ensino fundamental. O programa de capacitação será dividido em duas etapas, sendo uma etapa presencial (1ª etapa) e outra à distância com base na teleducação interativa (2ª etapa), abordando como temática a inclusão do deficiente auditivo e do deficiente decorrente de síndromes genéticas. Na 1ª etapa, os alunos responderão a um questionário pré-capacitação e serão submetidos a 4 aulas presenciais ministradas nas escolas. Na 2ª etapa os alunos terão acesso a um tutor eletrônico (cybertutor,), para que possam complementar seu aprendizado e responderão a um questionário pós-capacitação, semelhante ao inicialmente aplicado, porém avaliando também os recursos tecnológicos utilizados. Após o programa, os alunos participantes serão intitulados "jovens doutores" e deverão organizar uma ação social sobre o tema abordado, visando disseminação do conhecimento para o restante da escola, adotando a estratégia do Programa Jovem Doutor. Esta ação será assessorada pela pesquisadora tanto no que tange a elaboração quanto a própria atuação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRELA MACHADO PICOLINI; LUCIANA PAULA MAXIMINO. Programa de capacitação em síndromes genéticas: o processo de inclusão e as atitudes sociais. Revista CEFAC, v. 16, n. 6, p. 1871-1877, . (09/03362-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PICOLINI, Mirela Machado. Teleducação interativa na capacitação de estudantes do ensino fundamental em síndromes genéticas. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.