Busca avançada
Ano de início
Entree

Das trilhas do gado ao trilho da máquina: estudo morfológico de cidades do sertão pernambucano/cearense dos séculos XVIII e XIX.

Processo: 09/03232-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Luciano Migliaccio
Beneficiário:Damião Esdras Araujo Arraes
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Patrimônio histórico   Desenho urbano   Teoria da urbanização

Resumo

Este trabalho pretende investigar a origem e evolução de três cidades do sertão pernambucano/cearense (Araripina, Triunfo e Crato) surgidas ao longo dos séculos XVIII e XIX, período onde se destacou o fenômeno social e econômico denominado Ciclo do Couro e das quais até o momendo não se tem notícia de qualquer estudo mais aprofundado sobre suas origens, história, memória e filiação morfológica. Este fato se dá, porque, ou se estudam as principais cidades do início da da república no Brasil (aquelas de maior interesse político e econômico) ou se estudam, à exaustão, as metrópoles caóticas e insustentáveis dos nossos dias, criando inúmeros hiatos que, se preenchidos, poderiam compor um panorama mais completo do urbanismo brasileiro. Este estudo ainda se dedica em analisar como o processo de interiorização do Nordeste brasileiro, nos séculos supracitados, foi iniciado pelo ciclo do gado (que favoreceu a origem dos núcleos urbanos) e consolidado com a introdução da máquina a vapor como um elemento vinculado à Revolução Industrial e de grande importância para a configuração da morfologia urbana das cidades em estudo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARRAES, Damião Esdras Araujo. Curral de reses, Curral de almas: urbanização do sertão nordestino entre os séculos XVII e XIX. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.